10 músicas de cantoras internacionais com mensagens poderosas

A música tem o poder de encantar e motivar, através de sua letra, melodia e coreografia. Pensando nisso, cantoras utilizam do seu espaço para criar letras importantes e chamar atenção para problemas sociais, questões pessoais e lutar por direitos e liberdade das mulheres.

Cantoras internacionais que são rainhas do estilo pop, rock, indie, entre outros, trazem canções poderosas que tornaram-se hits de uma época, como I Will Survive, Bad Reputation e Born this Way. Outras cantoras e músicas mais novas, estão abordando importantes mensagens sobre feminismo e aceitação. Sem dúvidas, as mulheres saíram do status quo e estão cantando isso para todo mundo ouvir!

Confira 10 músicas de cantoras internacionais com mensagens poderosas:

1 – Beyoncé – ***Flawless

“Somos perfeitas senhoritas, digam a eles: ‘Eu acordei assim’.”

Lançada em 2013, ***Flawless tornou uma das músicas sobre feminismo mais importantes da carreira de Beyoncé. Ela intercala a letra, que fala que as mulheres devem se sentir maravilhosas todos os dias, com falas da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, que explicam o feminismo de forma direta: “Feminista: uma pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos”.

2 – Lady Gaga – Born This Way

“Exalte e ame a si mesmo hoje, pois, querido, você nasceu assim!”

Em 2011, a cantora pop Lady Gaga lançou ‘Born This Way’ pois queria um hit que fosse um hino sobre liberdade. A música fala sobre autoconfiança e ter orgulho de sua própria identidade. Tornou-se um dos principais hits da comunidade gay em todo o mundo!

3 – Katy Perry – Firework

“Há uma faísca em você. Você só tem que acender a luz e deixa-la brilhar.”

Nessa canção, Katy Perry ensina que é preciso deixar de ter medo de ser quem realmente é por causa da sociedade, que não é possível ser feliz fingindo ser outra pessoa. Inspiradora, ela mostra que quando se está feliz, a alegria explode como fogos de artifícios em datas festivas.

4 – Sia – Bird Set Free

“Eu canto por amor, eu canto por mim.”

A cantora e compositora Sia é dona de muitas letras de músicas pop com mensagens poderosas. Entre os seus hits recentes, Bird Set Free traz uma melodia envolvente, uma energia crescente e  fala sobre se libertar de algo que prende os seus sonhos. Transmite a mensagem de que é preciso ter força para acreditar em si mesmo e poder ‘voar como um pássaro livre’!

5 – Gloria Gaynor – I Will Survive

“Você pensou que eu deitaria e morreria? Oh não, eu não. Eu vou sobreviver!”

Em 1978, Gloria Gaynor lançou a música que lhe renderia o título de ‘rainha da Era Disco’. A letra de I Will Survive fala sobre libertação feminina e também é uma importante canção para a comunidade gay. Ela mostra que algumas situações e circunstâncias podem ser  difíceis, mas que não deve-se deixar abater, é preciso levantar e ‘sobreviver’.

6 – Joan Jett – Bad Reputation

“Uma garota pode fazer o que ela quiser e isso é o que eu vou fazer.”

Outro hino dos anos 80 – e que não poderia ser mais atual – é Bad Reputation, de Joan Jett. Considerada a ‘rainha do rock‘, ela não teve medo de dizer que as mulheres têm o direito de fazer o que quiserem, sem dar satisfação para ninguém.

7 – Alessia Cara – Scars To You Beautiful

“Você deveria saber que é linda do jeito que é e você não tem que mudar coisa alguma.” 

Artistas novos também trazem mensagens poderosas, é o caso de Alessia Cara. Com apenas 20 anos, a canadense começou fazendo covers de canções no YouTube e está bombando! Ela usa o seu espaço na música para celebrar a si própria e a alegria nas pequenas coisas, como canta em Scars To You Beautiful.

No clipe inspirador,  idealizado pela própria cantora, ela traz mulheres de várias formas, tamanhos, idades e raças, que contam suas histórias sobre beleza interior e exterior.

8 – Rihanna – American Oxygen

“Nós suamos por trocados e moedas, transformando isso em império.”

Em 2015, a cantora Rihanna entrou em uma fase mais politizada e chama atenção para questões sociais importantes. Em American Oxygen, ela questiona os Estados Unidos quanto a ideia de ‘país com portas abertas’.

Ela usa sua força como mulher, negra, da ilha de Barbados, e sua importância no mundo da música, para falar com seus fãs que, apesar de ser um país com diversas culturas e descendências, os Estados Unidos ainda têm problemas sociais fortes em sua sociedade e o clipe traz cenas com personalidades importantes na história do país.

9 – Jessie J – Who You Are

“Lágrimas não significam que você está perdendo, qualquer um se machuca. Só seja verdadeiro com quem você é.”

A canção emocionante de Jessie J é baseada em histórias pessoais de quando ela criava suas músicas, perseguia seus sonhos, mas era duramente criticada. É umas das mais intensas de sua carreira e transmite a importante mensagem que, os dias difíceis existem e todo mundo tem, mas não se deve mudar quem se é verdadeiramente por causa de opiniões alheias. 

10 – Beyoncé – Pretty Hurts

“A reflexão começa dentro de você: você está feliz com você mesma?”

Para fechar a lista, Beyoncé, além de ***Flawless, também tem outras músicas com letras incríveis. Em Pretty Hurts ela traz, em sua essência, que ‘a beleza dói’. É uma crítica a imposição de padrões de beleza que as mulheres são submetidas e as consequências de medidas absurdas que são obrigadas a tomar.

Na época de divulgação do videoclipe, a cantora e pediu para que os fãs postassem fotos e vídeos no Instagram com a hashtag #WhatIsPretty (‘o que é bonito’), para incentivar que cada pessoa se ame exatamente como é.

Qual é a sua música preferida? Você conhece outra que gostaria de compartilhar? Conte para a gente!

LEIA TAMBÉM: