Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Além de ajudar a realizar suas metas, o planejamento financeiro também possui outras funções importantes; confira quais são
Com um planejamento financeiro é possível entender tudo que entra e sai da sua conta bancária - Shutterstock

Finanças

Planejamento financeiro: nove vantagens de manter o seu em ordem

Além de ajudar a realizar suas metas, o planejamento financeiro também possui outras funções importantes; confira quais são

[PAGE TITLE]

Nunca foi tão importante ter um planejamento financeiro como nos dias de hoje. Talvez você não conheça por esse nome, mas se possui aquele “pezinho de meia” ou aquela graninha guardada para imprevistos, saiba que esse já é um bom começo. Isso porque, o termo se refere a um dinheiro reservado que pode ser usado a curto ou longo prazo.

Isso mesmo! Quem define a utilidade de seu planejamento financeiro é você. Então, independentemente da sua meta ser a realização de um sonho — como fazer uma viagem internacional, por exemplo — ou o desejo de se livrar de uma dívida, tudo isso é possível graças a essa reserva financeira dedicada  este fim. 

Dados da Associação Planejar mostram que, 64,6% dos entrevistados realizam um planejamento financeiro com o intuito de quitar suas dívidas, se preparar para a aposentadoria, para investimento e até para compra de bens. Nesse sentido, não importa qual sua meta, mas sim a noção de que guardar dinheiro pode garantir sua estabilidade. 

Apesar de sua importância para a saúde da vida financeira, não são todos que pensam assim. Por isso, o time de especialistas do grupo Travelex fez uma lista com as principais vantagens de ter planejamento financeiro para a sua vida. Confira a seguir!

1. Conhecer de pertinho as suas finanças 

Muita gente entra no “piloto automático” de conseguir pagar todas as despesas e entende isso como conhecer suas finanças, mas na verdade, não é bem assim que funciona, viu?

Para conhecer de perto a sua vida financeira, é necessário hierarquizar seus gastos e anotar quais são suas despesas fixas, variáveis e eventuais. Desse jeito, você consegue refletir acerca daquilo que entra e sai da sua conta, além de entender o que pode ser cortado ou quanto gostaria de expandir a renda no futuro.

2. Pensar nos objetivos do futuro

Por mais que seja muito legal viver o presente, é essencial que você tenha metas de curto, médio e longo prazo. E, para que elas se tornem realidade, é importante que o seu planejamento financeiro funcione, tudo bem?

Vale a pena botar a cabeça para funcionar e pensar nos seus objetivos! Desse jeito, fica mais fácil entender o quanto você precisa economizar para alcançar todas as suas metas e o que é necessário para transformá-las em realidade.

3. Segurança em momentos de imprevistos

Sim, é verdade que planejar viagens ou momentos de longo prazo é muito bom. Mas não se esqueça que também é bom pensar em estabilidade. Por isso, antes de qualquer coisa, pense na sua reserva de emergência

É esse dinheiro que pode te dar um pouco mais de segurança mediante algum imprevisto financeiro. Então, guarde sempre, mês a mês, parte do dinheiro que sobra entre o recebido e as despesas. Afinal, nunca se sabe quando você pode precisar!

4. Organização de dívidas

Cada vez mais presente na vida dos brasileiros, sobretudo nos últimos anos, o pagamento de dívidas é prioridade dentro de um planejamento financeiro. Principalmente quando falamos de dívidas longas, que viram uma verdadeira bola de neve. 

Neste caso, dê atenção ao acerto de dívidas, viu? Hoje em dia, há muitas possibilidades de negociação do valor. Então, tente acordos para a quitação e livre-se deste problema.

Homem regando seu dinheiro
Antes de começar a planejar e investir seu dinheiro, é importante se livrar das dívidas (Foto: Shutterstock)

 

5. Planejando a aposentadoria desde já

Todo mundo sonha com o momento em que poderá descansar a aposentadoria com a cabeça bem longe de problemas, né? Contudo, para chegar a esse momento com estabilidade financeira, é preciso pensar desde agora. 

Por isso, avalie a possibilidade de investir em uma previdência privada e garanta mais controle e autonomia sobre a sua vida financeira no futuro. 

6. Educação financeira e investimentos andam de mãos dadas

Agora que você já sabe o quão importante é guardar dinheiro, chegou a vez de fazer ele render. Isso porque, deixar o dinheiro parado na conta só faz com que ele perca o seu valor. Portanto, estude sobre as possibilidades disponíveis no mercado — que estejam de acordo com o seu perfil de investidor, é claro — e escolha a mais adequada.

7. Inclua a educação financeira no dia a dia

Para você permanecer focado no propósito de manter seu planejamento financeiro no azul, é essencial que você se cerque deste assunto no seu cotidiano. Afinal, esse é um assunto que precisa ser falado, né? Procure por fontes confiáveis para estudar sobre, além de influenciadores digitais que tratem deste assunto de forma responsável

8. Use seu dinheiro com sabedoria

Com um planejamento financeiro, você entende o quanto seu precioso dinheirinho é suado de se conquistar! Nesse sentido, você passa a refletir melhor sobre as aquisições.

E, já desmistificando o assunto: as compras não são as vilãs da história. A grande questão é que elas precisam ser feitas de maneira consciente a partir da sua necessidade. Então, busque sempre as melhores condições na hora da compra e, claro, apenas aquelas que cabem no seu orçamento. 

9. Tenha parcerias de confiança

Dinheiro é coisa séria! Por isso, além de ter um planejamento financeiro, é necessário ter também apoio para fazer a coisa certa. Sendo assim, vale a pena ter um banco de confiança, além de especialistas que possam orientar você a fazer a escolha certa. 

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Entretenimento

O mês de agosto se aproxima e com ele diversas novidades e lançamentos nas plataformas de streamings; confira alguns

Entretenimento

Será que existe elenco mais inseparável do que o de Stranger Things? Celebre o Dia do Amigo e inspire-se nas amizades que surgiram da série

Beleza

Além da sombra, o pincel chanfrado pode ajudar com outros retoques da maquiagem

Saúde

Especialista em nutrição dá cinco dicas para quem quer controlar a fome e, ao mesmo tempo, perder peso

Comportamento

Ainda dá tempo de curtir as férias, viu? Confira opções de passeio para a família toda sem gastar muito e com diversão garantida

Pets

Se tem um pet novo em casa, a adaptação é umas das principais preocupações do momento. Conheça algumas estratégias com brinquedos para adaptá-lo ao lar

Casa & Decor

Chegou o final de semana e ninguém quer perder tempo fazendo uma limpeza demorada, né? Veja dicas de como fazer uma faxina bem-feita e em poucos minutos

Moda

A tendência dos brincos maximalistas tem conquistado muitas famosas e fashionistas; veja dicas para se jogar nela também