Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Entenda o que é e como a taxa Selic funciona
Entenda o que é e como a taxa Selic funciona - Foto: Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

Taxa Selic: entenda o que é e como ela impacta o seu bolso

A taxa Selic é capaz de causar um grande efeito na economia do país e na sua vida financeira; saiba mais

Sabe o preço da carne, o valor do combustível ou mesmo os juros do empréstimo? Tudo isso é influenciado por algumas variáveis econômicas, entre elas, a taxa Selic. A cada 45 dias, esse nome pinta nos noticiários, deixando muita gente em dúvida sobre o seu significado e sua influência na economia. 

Sendo assim, se você quer entender um pouco mais sobre a taxa Selic, confira abaixo o que é e como ela impacta o seu dinheiro na prática:

O que é a taxa Selic? 

Sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, a Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. E, por isso, ela influencia todas as taxas de juros do país, como as de empréstimos, financiamentos e investimentos.

Seu valor é definido a cada 45 dias pelo Copom (Comitê de Política Monetária), ligado ao Banco Central, que se baseia na atual situação econômica do país para decidir se irá aumentar, reduzir ou manter o nível da taxa. No último dia 25 deste mês, por exemplo, o comitê decidiu manter a taxa em 13,75%

Assim, podemos dizer que o Banco Central:

  • Ao aumentar a Selic, pretende desacelerar a economia, impedindo a inflação de ficar muito alta;
  • E, ao baixar a Selic, busca estimular o consumo e aquecer a economia, aumentando a inflação quando ela está abaixo da meta.

O impacto da taxa no seu bolso 

Os efeitos da Selic variam quando ela está alta ou baixa, mas basicamente se a taxa diminui, os bancos reduzem as taxas de juros, tornando o crédito mais barato. Contudo, a inflação tende a subir. 

Por outro lado, quando a taxa Selic aumenta, as taxas de juros crescem e o crédito fica mais caro. Porém, a inflação desacelera, contribuindo com a redução ou estabilidade dos preços. 

A taxa Selic pode aumentar ou reduzir a rentabilidade de investimentos
A taxa Selic pode aumentar ou reduzir a rentabilidade de investimentos – Foto: Shutterstock

Quais investimentos são afetados pela Selic?

Além de influenciar todas as outras taxas praticadas no país, a Selic também afeta a rentabilidade de diversos investimentos. Entre eles, estão:

Tesouro Direto (Tesouro Selic)

Este é um título público cuja rentabilidade está indexada à taxa Selic. Dessa forma, quando reduzida, também diminui a rentabilidade do título, e vice-versa.

Caderneta de Poupança

A Caderneta de Poupança, por sua vez, também sofre os efeitos de reajustes na taxa Selic, já que seu rendimento, por definição, está atrelado a ela. Desta forma:

  • Se a taxa estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% sobre o valor depositado + taxa Referencial;
  • Se a taxa estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic + taxa Referencial

Renda Fixa

Mudanças na taxa Selic impactam também no CDI, um dos índices de rentabilidade mais usados ​​por investimentos de Renda Fixa. Além disso, CDBs, LCIs, LCAs, LCs, que são os investimentos mais comuns que usam o CDI como indicador de rentabilidade, também tendem a ser afetados por esse cenário. 

Mais notícias como essa

Saúde

Negligenciar esses sintomas pode colocar a sua saúde em risco; médicos explicam quais cuidados devem ser tomados para evitar problemas graves

Beleza

Muitos vídeos da tal “pre-shower makeup” têm aparecido no TikTok; entenda qual é o objetivo dessa tendência peculiar

Pets

A pergunta “quanto tempo um cachorro vive?” vai depender de vários fatores, mas dá para saber uma estimativa de acordo com a raça dele

Pets

Existem vários aspectos cruciais na hora de cuidar de um hamster, como a sua alimentação, atenção com a gaiola e necessidade de exercícios