ESTILO DE VIDA

Vitaminas: 5 mitos e verdades sobre o tema

Tomar suplementos vitamínico é válido? Vitaminas previnem doenças? Nutricionista desvenda as principais dúvidas sobre vitaminas. Confira!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/09/2016 às 23:31
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

“Vitamina faz bem para isso, para aquilo”; “invista em frutas para prevenir resfriados”; “tome suplementos vitamínicos para ficar mais forte”. A nutricionista Paula Castilho desvenda, a seguir, mitos sobre esse nutriente e dá seu veredito a respeito das crenças mais comuns.

vitaminas suplementos

Foto Shutterstock.com

1. Vegetarianos e esportistas têm que tomar vitaminas extras.

Verdade. Seja por conta da restrição na alimentação, e, logo, pela carência de alguns nutrientes, ou pelas atividades físicas intensas que geram um estresse oxidativo, ambos precisam de um reforço vitamínico para compensar o organismo.

2. Complexos vitamínicos e suplementos alimentares usados em academias são a mesma coisa.

Mentira. Os primeiros são suplementos de vitaminas. Já os usados no contexto da malhação são para determinado tipo de atividade física, como acelerar a perda de peso, ganhar massa muscular ou de tônus.

3. O nutriente diminui a TPM.

Verdade. “As vitaminas são antioxidantes, por isso combatem os radicais livres, ajudam a regular o níveis de serotonina e estresse, dentre outros fatores que interferem na Tensão Pré-Menstrual”, diz. A vitamina E, por exemplo, regula a produção da prostaglandina, hormônio relacionado à cólica, dores de cabeça e no seio. A B6 evita enjoos e irritabilidade. Sem contar que os alimentos fontes de vitaminas são também, geralmente, fontes de minerais, como magnésio, cálcio e zinco, que combatem retenção de líquidos, falta de concentração e excesso de oleosidade na pele.

Leita também:

4. Tomar cápsulas de vitaminas do complexo B evita picada de mosquito.

Mentira. “Não há estudos que comprovem essa ação repelente, que varia de pessoa para pessoa”, esclarece Paula. Ao contrário, segundo pesquisa publicada em 2005 na revista científica Journal of the American Mosquito Control Associations, que analisou pessoas que tomaram suplementos de vitamina B e C durante quinze dias, não é possível comprovar qualquer relação entre as vitaminas e as picadas de mosquitos.

5. Vitaminas reduzem o colesterol e podem prevenir câncer.

Verdade. “As vitaminas são antioxidantes, ou seja, ajudam contra os efeitos dos radicais livres, isso significa que diminuem os estragos que eles fazem no organismo, que vão desde o envelhecimento precoce até o surgimento de doenças degenerativas, como o câncer e os males cardiovasculares”, explica a especialista.

Texto Marcella Pacheli | Consultoria Paula Castilho, nutricionista