Visão: entenda como funciona esse sentido

A visão é um sentido bastante complexo e que pode gerar muitos transtornos na nossa vida, se não for devidamente cuidada. Saiba como ela funciona!

- FOTO: Shutterstock.com

A visão humana é um dos sentidos que mais demoram para se desenvolver após o nascimento. Segundo o oftalmologista Paulo Polisuk, os recém-nascidos têm essa capacidade limitada e só conseguem enxergar imagens que estejam até uma distância de 35 centímetros.

“Os bebês são capazes de perceber luz, sombras e movimentos, mas as vias neurais que retransmitem a informação visual para o cérebro ainda não estão maduras. Pois isso, é difícil para um bebê entender o que vê”, esclarece o especialista. Mas alguma vez você já se perguntou como a visão efetivamente funciona? Desvendamos aqui esse sistema complexo.

 

Visão: entenda como funciona esse sentido

FOTO: Shutterstock.com

Desvendando a visão

O funcionamento da visão depende da interação entre a luz que entra pelos olhos, os mecanismos presentes no órgão e o processamento dessas informações pelo cérebro. Para você ler essa matéria, seu globo ocular precisou captar a luz que foi refletida da página. “Inicialmente, essa luz chega à córnea, um tecido transparente que recobre a parte colorida dos olhos, chamada íris”, explica Polisuk.

Em seguida, a luz passa pelos fluidos que preenchem a cavidade ocular e a pupila, chegando no cristalino. Essa estrutura é responsável pela focalização dos raios luminosos em um ponto sobre a retina, que transforma a luz em impulsos elétricos. Quando chegam ao cérebro, as imagens, que foram recebidas pelos olhos, são definitivamente processadas.

Prevenção acima de tudo

Independentemente da existência de tratamentos para as diversas doenças que podem prejudicar a visão, o ideal é que sejam descobertas antes de atingirem um estado avançado, podendo conter o avanço ou chegar à cura.

É importante que pessoas com mais de 35 anos passem por exames periódicos, tanto de fundo de olho quanto do campo de visão, principalmente se tiverem casos de doenças oculares na família. Então, você já visitou o seu oftalmologista esse ano?

 

LEIA TAMBÉM

 

 

Texto: Karina Alonso/Colaboradora – Edição: Victor Santos
Consultoria: Paulo Polisuk, oftalmologista, diretor do Instituto Provisão, no Rio de Janeiro (RJ), e coordenador do setor de córnea da Santa Casa, no Rio de Janeiro (RJ).

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência