Connect with us

O que você está procurando?

Conheça os principais transtornos relacionados à visão e alguns também ao cérebro, que podem ocasionar em vista comprometida
- FOTO: Shutterstock.com

Os transtornos que podem comprometer a visão

Conheça os principais transtornos relacionados à visão e alguns também ao cérebro, que podem ocasionar em vista comprometida

Durante a vida, alguns contratempos podem acontecer e comprometer o funcionamento da visão. O oftalmologista Paulo Polisuk conta que “qualquer alteração que prejudicar o olho, a condução do estímulo visual ou a região do córtex visual pode afetar o sentido”. E, em alguns casos, o cérebro acaba tendo um papel importante nessa situação toda. Entenda exatamente como tudo isso se dá.

 

Visão e cérebro: os transtornos que podem comprometê-la

FOTO: Shutterstock.com

Visão, cérebro e os principais transtornos

Segundo o especialista, alguns dos fatores que comprometem a visão, originários nos olhos, podem ser evitados, como o glaucoma. O aumento da pressão intraocular pode resultar em uma lesão no olho, se não for tratada a tempo, podendo, inclusive, causar a cegueira. Para evitar a deterioração, o tratamento visa regular a pressão ocular. “Dependendo do tipo de glaucoma, isso pode ser feito tanto por meio de medicamentos quanto por cirurgia”, explica.

A visão também pode ser afetada por fatores presentes no cérebro, em doenças neurológicas, como na esclerose múltipla (EM). De acordo com Polisuk, a EM “é uma doença neurológica crônica, inflamatória, não contagiosa, degenerativa e progressiva do sistema nervoso central”. Em geral, a patologia tem maior incidência entre mulheres brancas e indivíduos jovens que possuam o gene de suscetibilidade, agente que não é hereditário.

Entre os sintomas mais comuns, estão a perda temporária unilateral da vista, aparecimento de visão dupla (também chamada de diplomia), descontrole dos movimentos oculares e perda do campo visual. “Ainda não existe tratamento medicamentoso descrito, cabendo aos esteroides a missão de conter o processo inflamatório, sem, no entanto, controlar o avanço do processo”, conclui o profissional.

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Karina Alonso/Colaboradora – Edição: Victor Santos
Consultoria: Paulo Polisuk, oftalmologista, diretor do Instituto Provisão, no Rio de Janeiro (RJ), e coordenador do setor de córnea da Santa Casa, no Rio de Janeiro (RJ).

Advertisement

Estilo de vida

O que é a resiliência? E como essa habilidade pode ser um segredo no combate à depressão? Confira aqui as respostas

Estilo de vida

Você já deve ter ouvido que os cães são os melhores amigos do homem. E esse laço de amizade acaba de ser comprovado, revela um estudo recente

Estilo de vida

Se os agrotóxicos forem ingeridos, podem agredir o organismo e causar sérias doenças. Veja quais são os alimentos mais contaminados e fique atenta!

Estilo de vida

O arroz branco é bastante consumido pelos brasileiros. Entretanto, é possível encontrar esse cereal em outras versões, que são mais benéficas à saúde.

Estilo de vida

Estudo aponta que atividades cognitivas dos portadores de síndrome de Down podem ser melhoradas com o chá verde. Descubra mais esse benefício da erva!

Estilo de vida

Boa notícia para os diabéticos! Unicamp desenvolve colírio que evita perda de visão de quem convive com a doença, o que aumenta a qualidade de vida

Estilo de vida

Os anabolizantes são muito usados por pessoas que querem fortalecer os músculos e definir o corpo. Contudo, eles podem trazer prejuízos à saúde.

Estilo de vida

Crianças que ficam expostas aos fumantes possuem mais risco de se tornarem obesas, pelo menos, é o que diz um estudo feito nos Estados Unidos