Connect with us

O que você está procurando?

O contágio é simples e rápido mas, com alguns hábitos simples e fáceis de serem incorporados na rotina, você consegue manter as viroses longe!
- Foto Shutterstock.com

Viroses: 6 hábitos simples que ajudam a mantê-las longe

O contágio é simples e rápido mas, com alguns hábitos simples e fáceis de serem incorporados na rotina, você consegue manter as viroses longe!

As viroses são doenças relativamente comuns, mas é possível adotar algumas medidas que dificultam o seu surgimento, como higienizar muito bem as mãos e manter-se distante de outros indivíduos que apresentam esse quadro clínico. Confira dicas que podem ajudar no combate à elas!

mulher tossindo com a mão na boca

Foto Shutterstock.com

Lave as mãos

A principal forma de se evitar as viroses é a higienização adequada das mãos que deve ser realizada com frequência. “Vários vírus são transmitidos por contato, e as mãos são a principal forma de disseminação. Por isso, ao se levá-las contaminadas à boca ou no contato com outras mucosas, como olhos e nariz, pode haver a transmissão da doença”, ensina Alberto Chebabo, infectologista.

Ambiente arejado

Conforme explica o profissional, é importante manter os ambientes limpos e arejados, uma vez que essa medida ajuda na redução do risco de transmissão dos vírus que tem disseminação aérea, como os vírus respiratórios.

Contato limitado

Quando uma pessoa apresenta o quadro de virose, existem grandes chances de haver a contaminação de outros indivíduos, uma vez que o contato entre elas favorece essa transmissão. Por isso, torna-se necessário evitar a proximidade com qualquer pessoa que esteja com esse tipo de doença, como gripe e conjuntivite.

Vacinação

Folha, injeção, desenho, caderno

Foto Shutterstock.com

Existem algumas doenças que são passíveis de serem provocadas por alguns vírus, como as hepatites A e B e sarampo. Nesse caso, é indicado que o paciente procure informações e busque formas de prevenção, como as vacinas.

Coçar os olhos

Em caso de viroses oftalmológicas, como a conjuntivite, além de ser importante manter um contato limitado com outras pessoas, também é fundamental que o paciente evite coçar os olhos, pois isso pode piorar a doença.

Saiba mais:

Grávidas: 5 cuidados para se proteger do zika vírus

HPV: o vírus silencioso

Otite, brotoeja e rubéola: saiba como tratar o bebê

Higienize os alimentos

Antes de ingerir frutas, legumes e verduras (que são os principais transmissores dos vírus causadores desse tipo de doença), é necessário fazer a higienização dos mesmos, com o uso de águas corrente e sanitária.

 

Texto Larissa Tomazini | Consultoria Alberto Chebabo, infectologista

 

Advertisement

Estilo de vida

Algumas plantas são remédios para algumas doenças. Desta forma, são outra opção para pacientes que não se dão bem com tratamentos convencionais.

Estilo de vida

Por conta do estresse diário e multitarefas, algumas pessoas recorrem ao uso desses medicamentos - sem prescrição médica. Mas será que há riscos?

Estilo de vida

Uma pesquisa revelou que o excesso de fast food pode estar relacionado à infertilidade. Saiba os motivos e previva-se se estiver pensando em ter um filho!

Estilo de vida

Não é preciso ser expert: meditar de forma leve já ajuda a reduzir significativamente o estresse psicológico. Que tal tentar e relaxar você também?

Estilo de vida

A droga funciona como uma espécie de automedicação, pois a pessoa experimenta a droga e sente um alívio para sua dor psíquica

Estilo de vida

As verduras que antes eram vistas como ingredientes de lanches, pizzas e sopas, hoje se tornou fundamental no cardápio das pessoas.

Estilo de vida

De acordo com pesquisadores ingleses, as atividades online são benéficas para a memória e ajudam a aprimorar a concentração.

Estilo de vida

A possível relação entre o uso da maconha e a esquizofrenia é uma das questões mais controversas e aponta para diferentes respostas