Vai viajar de avião? Confira as novas taxas e tudo o que muda para 2017!

Uma série de mudanças foram anunciadas pela Agência Nacional de Aviação Civil. Confira o que muda para quem vai viajar de avião em 2017!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/12/2016 às 15:01
Atualizado às 14:11

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Na primeira semana de dezembro, uma série de mudanças foram anunciadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). As medidas, que passam a valer em 2017, configuram novas taxações para bagagens, além de mudanças na emissão do passaporte. Além disso, confira como chegar mais tranquilamente ao seu destino caso você vá viajar com crianças ou pets. Veja mais!

Passaportes

Nessa semana, a confecção de passaportes para viagem de avião foi suspensa pela Casa da Moeda, a instituição que realiza suas impressões, com a justificativa de que o Governo Federal estaria devendo R$ 18 milhões em serviços. A entrega, que acontecia em até 6 dias úteis, agora está suspensa por tempo ilimitadode acordo com o jornal Capital Teresina.

Foto: Decolar.com

Foto: Decolar.com

Bagagem

ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), realizou uma mudança em suas regras e a partir de março de 2017 vai permitir a cobrança de bagagens para voos nacionais e internacionais. Hoje em dia, há um limite de 23 quilos de bagagem para voos nacionais e 32 quilos para viagens internacionais que podem ser levados gratuitamente pelo usuário.

Mas a partir de março, o consumidor deverá escolher se vai ou não despachar suas malas no voo, o que acarretará em cobranças de acordo com seu peso, segundo a EBC. A ideia é que com isso, as pessoas que levam menos bagagem possam pagar mais barato.

mulher mala aeroporto viagem exterior

Foto: Shutterstock

Filhos

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de levar seus filhos para viajar. Cada empresa de avião opera de uma forma, mas a Gol, por exemplo, cobra a passagem de crianças a partir de 2 anos. Para crianças menores de 12 anos, são oferecidos descontos de 25%, dependendo do voo, de acordo com a Revista Exame. O ideal é conferir com cada empresa aérea antes de embarcar para evitar surpresas ou cobranças indevidas!

mulher com um bebê dentro do avião

Foto: iStock/Getty Images

Pets

Antes de tudo, é preciso reservar com antecedência o transporte de animais junto da companhia aérea que você vai viajar. Algumas delas, como a Gol, permitem cães e gatos em todos os voos nacionais e internacionais, mas com algumas regras. O peso dos bichinhos precisa ter no máximo 10 kg, incluindo a caixa de transporte. Ela tem que ser bem confortável e permitir que o pet consiga se mexer lá dentro, e no voo, a caixa deve ser colocada debaixo do assento da sua poltrona. Assim todo mundo viaja com mais conforto, né? 🙂

Foto: DisneyBubble

Foto: DisneyBubble

LEIA TAMBÉM 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.