Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Prepare-se para a temporada de calor com essas dicas para dormir bem
Prepare-se para a temporada de calor com essas dicas para dormir bem - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

Verão chegando! Veja 7 dicas para dormir bem em dias quentes

Confira dicas de como descansar sem sofrimento durante o período mais quente do ano

Faltam poucos dias para o verão começar, e durante essa época do ano, muitas pessoas sofrem para descansar. As altas temperaturas são responsáveis por elevar a frequência cardíaca, respiratória e dilatar os vasos sanguíneos, com isso, acabamos transpirando mais.

Para que você consiga dormir melhor durante esse período mais quente do ano, separamos algumas dicas para te deixar mais confortável. Confira:

1 – Tome um banho caprichado

Nos dias quentes, uma boa ducha antes de dormir te ajudará a descansar melhor. Com isso, você contribuirá com o processo de termorregulação natural e ainda proporcionará uma maior sensação de relaxamento ao corpo.

Mas lembre-se, evite tomar banho gelado. É importante manter uma temperatura confortável entre morna e fria, principalmente a noite.

2 – Evite se exercitar à noite

Praticar exercícios físicos é muito importante para a saúde, contudo, para dormir melhor durante o calor é recomendável realizar essas atividades durante o dia, já que elas atuam ‘acordando’ as nossas células.

Isso faz com que elas trabalhem de maneira acelerada para queimar calorias, nos deixando mais agitados. Caso não seja possível praticar os exercícios ao longo do dia, procure atividades mais relaxantes como ioga e alongamento.

3 – Alimentação

Procure jantar duas horas antes de dormir, além disso, dê preferência para as refeições mais leves e saudáveis. Carnes e comidas gordurosas, por exemplo, irão atrasar seu metabolismo e digestão, gerando mais calor.

Além disso, evite chás que contenham cafeína, refrigerantes e café, já que eles podem prejudicar seu sono. Bebidas alcoólicas também podem atrapalhar.

4 – Reduza a luminosidade

Nos dias quentes, dormir com as janelas abertas pode ser um jeito de se refrescar, contudo, o excesso de luz pode atrapalhar o seu descanso. A entrada de luz pela manhã, aliás, pode deixar o cômodo ainda mais quente, por isso, é recomendado o uso de cortinas blackout ou até mesmo máscaras de dormir.

5 – Tenha hábitos relaxantes

Antes de dormir, procure ler, meditar e até ouvir músicas relaxantes para preparar seu cérebro para o descanso. Esses hábitos, ajudarão seu corpo a se acostumar com a ideia de pegar no sono, principalmente se esses momentos tranquilos se repetirem na mesma ordem diariamente.

6 – Evite o celular

Segundo um estudo publicado pela revista científica estadunidense PLOS ONE, a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos é responsável por retardar a liberação de melatonina, considerada o hormônio do sono. Por isso, checar o celular antes de ir dormir pode atrapalhar o seu descanso.

7 – Roupas confortáveis

Dormir com uma roupa confortável faz toda diferença na qualidade do sono. Tecidos como algodão, linho e seda são os mais indicados para os dias quentes, já que eles não esquentam muito o corpo e permitem a circulação de ar. Os materiais sintéticos, por outro lado, favorecem o suor e comprometem o descanso.

Essa recomendação, inclusive, também vale para os lençóis, fronhas e cortinas, que devem ser preferencialmente de cores claras, que retêm menos calor. Os travesseiros e colchões de fibras naturais e espuma de gel são as melhores opções.

E aí, curtiu as dicas? Então confira essas e outras informações no vídeo abaixo:

Mais notícias como essa

Beleza

Especialista explica os diferentes tipos de flacidez na pele, de onde eles surgem e os principais tratamentos que existem atualmente

Saúde

Tendência pode provocar problemas de saúde a longo prazo devido o uso de aditivos nas bebidas

Pets

Microchip para pets é um dispositivo fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de cães e gatos

Receitas

Prazo para se adequar às mudanças nos rótulos de alimentos terminou na última segunda-feira (22); entenda as novas regras