Assim como todo tipo de negócio, fazer e vender comida pronta exige planejamento e dedicação. É preciso começar a organizar tudo muito bem, além de saber o que deve ser feito em cada fase dessa empreitada. Para te ajudar nesse processo, com a colaboração da hoteleira e gastrônoma Giu Ferraz, elaboramos um passo a passo com cada ação, desde a decisão do cardápio oferecido até o momento da entrega ao cliente.
Previous Next PARA COMEÇAR: escolha as receitas que entrarão no seu menu. De acordo com Giu Ferraz, é sempre interessante ter pratos diversificados. “Nem todos gostam de carnes, existem os vegetarianos ou com redução de gorduras e açúcar. Não apresentar opções variadas no cardápio pode fazer com que você perca clientes”, afirma. (Foto: Stela Handa) PESQUISE PREÇOS: consultar os preços dos ingredientes é outro passo importante para o bom desempenho do seu negócio. Segundo Giu Ferraz, "é fundamental ter fornecedores confiáveis. Outro aspecto que pode ajudar, é fazer compras em atacado, pois adquirir os ingredientes em maior quantidade sempre barateia os custos”. (Foto: Shutterstock) DIVULGUE SEU NEGÓCIO: para você ter clientes, é preciso promover o seu trabalho. Por isso a divulgação é um dos pontos cruciais de vender comida pronta, segundo Giu Ferraz. “As pessoas têm que saber que você faz comida para vender”. (Foto: Shutterstock) PRAZO PARA PEDIDOS: após a divulgação, consequentemente, os clientes começarão a fazer as encomendas. No caso de épocas festivas, por exemplo, é preciso informar aos possíveis compradores um prazo final para solicitar os pratos. “A data limite para a encomenda é importante para que você possa se programar para comprar e produzir as receitas”, alerta a especialista. (Foto: Shutterstock) FAZENDO AS COMPRAS: depois de receber todas as encomendas, é hora de comprar os ingredientes perecíveis, ou seja, os que não poderiam ser adquiridos anteriormente para não perderem a qualidade. Os outros, como arroz e castanhas, por exemplo, devem ser comprados anteriormente a fim de conseguir melhores preços. Além disso, este é o momento de comprar as embalagens, caso o cliente opte por descartáveis. (Foto: Shutterstock) PREPARANDO: este é o momento essencial para o seu negócio. É nesta fase que se define se o cliente irá aprovar o seu tempero, encomendar novamente e, o mais importante, fazer uma propaganda boca a boca positiva. Contudo, aqui já é preciso dominar o modo de preparo do prato. De acordo com Giu Ferraz, é necessário ter certeza que a receita é saborosa e que se sabe prepará-la. “Receitas novas sempre devem ser testadas antes até mesmo de irem para o cardápio”, orienta a especialista. (Foto: Shutterstock) QUALIDADE E SEGURANÇA: outra dica importante na hora do preparo é da importância de assar completamente as carnes, peixes e aves para que o cliente apenas aqueça-os, caso necessário. Se entregar o prato pré-assado, deixando para que o consumidor finalize o processo de cozimento, coloca-se em risco a segurança do alimento. Além disso, a fim de garantir o frescor do prato, no caso dos assados, pode-se mandar à parte um molho que poderá ser servido com a carne. Assim, o produto final terá sabor e umidade. (Foto: Shutterstock) LEIA TAMBÉM: