6 truques para congelar e descongelar cada tipo de alimento

Já pensou em cozinhar poucas vezes na semana e se alimentar corretamente sem prejudicar sua saúde? Congelar os alimentos pode ser uma solução para isso!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/05/2017 às 08:52
Atualizado às 13:46

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Não dá para negar que a geladeira quebra muitos galhos no dia a dia. Conseguir preparar a comida para semana inteira ou congelar os alimentos por mais tempo é uma praticidade que já não dá para viver sem.

Mas será que é possível congelar os alimentos que já foram preparados e, ainda assim, manter seus nutrientes e seu sabor? “Todo processo de manipulação dos alimentos envolve perdas nutricionais, porém o congelamento promove perdas mínimas, além de retardar o processo de deterioração dos alimentos ao inibir o crescimento de microrganismos”, explica a nutricionista Thainá Queiroz.

Confira algumas dicas para acertar na hora de congelar os alimentos:

Diversos alimentos podem ser congelados para aumentar a praticidade e garantir que suas refeições continuem com sabor e qualidade. De acordo com Thainá, existem algumas opções que se adequam melhor a essa técnica:

Na hora de descongelar

O mais indicado, nesse momento, é descongelar os ingredientes o mais lentamente possível, de preferência, na parte debaixo da geladeira, sob refrigeração. Se for preciso acelerar, pode deixar o pote ou saco plástico em água fria. Vegetais branqueados podem ser colocados diretamente em água quente. Ou seja, evite colocar o alimento no micro-ondas, ok?

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.