Tipos de transtorno bipolar: existe mais de uma variedade do problema

Você sabia que o transtorno bipolar pode ser dividido em graus e tios diferentes? Não? Então confira mais sobre o assunto!

- Foto: ThinkStock.com/Getty Images

Existem diversos fatores que determina qual o tipo de transtorno bipolar que o paciente tem. Entre eles, a frequência, a gravidade e a duração dos episódio. Além disso, entrar em mania ou hipomania somente quando há uma substância envolvida também é um tipo específico. Conheça a seguir os quatro tipos de transtorno:

 

mulher segurando uma plaquinha com carinha triste e feliz

Oscilações frequentes de humor são comuns no transtorno bipolar. Foto: IStock.com/Getty Images

TRANSTORNO BIPOLAR TIPO I

Trata-se da forma mais grave da doença. O humor fica entre a depressão e a mania, o tipo de euforia mais aguda, com um quadro exageradamente expansivo, podendo prejudicar o indivíduo nos círculos sociais. Ele pode fazer dívidas e chegar ao extremo de ter alucinações. O apetite e o sono também ficam alterados. “Em quadros como esse, o que mais chama a atenção é a desproporção entre as reações, ou seja, quando não há acontecimentos no ambiente em que a pessoa está e que justifiquem tal comportamento alterado”, explica a psiquiatra Maria Cristina de Stefano.

TRANSTORNO BIPOLAR TIPO II

A diferença entre o transtorno bipolar tipo I e o tipo II é o tempo e a intensidade como a depressão e a euforia aparecem. Nesse caso, os episódios de euforia não chegam a mania, sendo menos elevados, chamados de hipomania. Quem tem o problema fala e pensa rápido, pode até chegar a ser agressivo, usando alguns palavrões, mas de uma maneira mais amena do que o paciente que tem mania. É importante ressaltar que, nesse caso, não há episódios de alucinações. Outra grande diferença registrada no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais é que as pessoas com o transtorno tipo II apresentam episódios depressivos que duram por mais tempo. Esses pacientes são os mais difíceis de ser diagnosticados.

 

mulher num psicólogo

É muito importante buscar ajuda médica para obter um diagnóstico preciso. Foto: ThinkStock.com/Getty Images

TRANSTORNO BIPOLAR CICLOTÍMICOS

Euforia e depressão são moderadas, mas acontecem de forma muito rápida. Esse tipo de transtorno pode ser confundido com a personalidade da pessoa e é considerado a forma menos grave da doença. Mas ainda assim há prejuízos sociais, isso porque, em decorrência das mudanças constantes de humor, o indivíduo pode ser visto como temperamental, mal-humorado, imprevisível, incoerente ou não confiável.

 

TRANSTORNO INDUZIDO POR MEDICAMENTO

No transtorno relacionado induzido por substância ou medicamento o caso mais comum é a pessoa aparecer no consultório com depressão unipolar, o médico receitar um antidepressivo e o humor mudar completamente. A princípio, a pessoa considera apenas que melhorou da depressão, mas na realidade está eufórica, com sintomas de mania ou hipomania. Os sintomas do transtorno bipolar e do transtorno relacionado induzido são os mesmos: mania, hipomania e depressão. Entretanto, há uma substância ou medicamento envolvido que causa um efeito colateral. Quando retirado, o indivíduo volta ao normal.

 

Consultoria Ricardo Zanuto, nutrólogo esportivo; Flávia Schultz, fisioterapeuta; Ariane Schultz de Carvalho, fisioterapeuta

Leia também: 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência