Connect with us

O que você está procurando?

Devido à grande produção dos hormônios do estresse, o mau humor pode desencadear alguns transtornos. Excesso de bom humor também pode trazer complicações
- FOTO: iStock

Mau humor pode desencadear distúrbios (bom humor também)

Devido à grande produção dos hormônios do estresse, o mau humor pode desencadear alguns transtornos. Excesso de bom humor também pode trazer complicações

Como saber se seu humor passou para um quadro crônico? Muitos podem se fazer esta pergunta, e a resposta vem com uma simples observação do dia a dia. O psicólogo Armando Brito aponta que “o mau humor pode ser considerado normal quando é de curta duração, baixa intensidade e não chega a interferir em as atividades regulares da pessoa”, como escola, trabalho, momentos de lazer e relacionamentos. A sobrecarga do cérebro no cotidiano pode desequilibrá-lo, levando à produção desregulada dos hormônios do estresse – noradrenalina, adrenalina e cortisol.

Mau humor pode desencadear distúrbios (bom humor também)

FOTO: iStock

Além destes fatores, o psicanalista Paulo Paiva ressalta que “pessoas com um alto nível de desorganização tendem a apresentar maior irritabilidade e, com isso, o mau humor. Começar diversas coisas e não concluir, sentimentos de pessimismo e inadequação, angústia, autocrítica, baixa autoestima, cansaço constante, ceticismo e preocupação, tudo isso deixa as pessoas mais suscetíveis ao mau humor.”

Essa combinação de fatores pode desencadear outros transtornos e existem alguns graus destes distúrbios:

  • Depressão: o nível máximo do mau humor, que tem como principais sintomas a perda do prazer, ganho ou considerável perda de peso, agitação ou retardo psicomotor, fadiga, sentimentos de inutilidade ou culpa, insônia ou hipersonia, falta de concentração, dentre outros.
  • Distimia: um nível abaixo, diferente da depressão, não surge de repente. Neste caso, a pessoa apresenta um mau humor constante e uma baixa autoestima.
  • Hipotimia: é o estágio mais baixo da depressão. A pessoa se sente melancólica, em uma espécie de zona de conforto com o mau humor.

Porém, não só o mau humor pode causar problemas. Acredite ou não, mas o alto nível de bom humor também pode ser considerado um distúrbio. São eles:

  • Mania: o bom humor em excesso vira um empecilho. A convivência é complicada. Sabe aquele amigo que exagera na piada e acha que está arrasando? Então, pode ser necessária ajuda profissional.
  • Hipomania: a pessoa continua com um excesso de bom humor, porém, menos que na mania, já que os sintomas não refletem tanto no dia a dia do indivíduo.
  • Hipertimia: um grau abaixo da hipomania, pode diminuir a necessidade de dormir e traz aquela felicidade em viver a vida. Em geral, não traz consequências negativas para a pessoa.

LEIA TAMBÉM

Consultorias: Armando Brito, psicólogo da Beneficência Portuguesa, em São Paulo (SP); Danielle dos Santos, nutricionista; Patrícia Bertoni, nutricionista; Paulo Paiva, psicanalista.

Texto e entrevistas: Giovane Rocha / Colaborador – Edição: Augusto Biason / Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Os avanços da tecnologia trouxeram incontáveis benefícios para o ser humano. Contudo, será que eles podem influenciar no quadro de ansiedade?

Estilo de vida

Conheça os tratamentos mais comuns e eficazes contra a ansiedade e saiba como cada um funciona e age no paciente. É sempre importante buscar ajuda médica!

Estilo de vida

A alimentação infantil deve ser composta por alimentos que forneçam os nutrientes necessários ao organismo, ajudando no crescimento, como os peixes.

Estilo de vida

Aprenda quais doenças aumentam as chances de rompimento de um aneurisma. Vale a pena tomar mais cautela caso você tenha alguma delas

Estilo de vida

Mais rápido e prático, o fast-food acaba sendo a primeira opção de quem vive na correria. Porém, não é a melhor escolha. Entenda o porquê!

Estilo de vida

Conheça algumas opções de temperos e acompanhamentos que vão bem na hora de dar mais sabor aos peixes e torne sua refeição mais saborosa!

Estilo de vida

O eucalipto tem diversas propriedades terapêuticas, capazes de estimular o funcionamento da memória e concentração e combater fadiga física e mental

Estilo de vida

Algumas plantas servem no combate à doenças e são, inclusive, certificadas pela Anvisa. Conheça mais sobre suas propriedades