Mude sua mente com diferentes tipos de terapia

É possível encontrar a terapia ideal para ansiedade, estresse e outras dificuldades emocionais na psicologia. Conheça as variações da área e seus benefícios

- Foto: Shutterstock.com

A partir do momento em que a pessoa que está sofrendo com algum distúrbio psicológico ou outra dificuldade emocional e compreende que precisa de auxílio profissional, seja por consciência própria ou por meio da percepção de pessoas próximas, é hora de encontrar quais tipos de terapia são mais indicada para o quadro. A seguir, veja 4 tipos de psicoterapias mais indicadas no tratamento de distúrbios mentais.

Ludoterapia

Voltada mais para o atendimento infantil, a técnica visa estimular a expressão dos pequenos, buscando atingir o problema central por meios lúdicos, ou seja, brincadeiras, desenhos e outros recursos com os quais a criança se identifique e fique confortável.

Como apenas uma parte inicial do processo terapêutico, ou seja, o psicodiagnóstico, um ponto importante para a realização do método é a participação dos pais ou responsáveis para auxiliar a identificação da raiz do problema.

Terapia familiar

O método de trabalho utilizado nesse tipo de terapia pede que a análise seja feita com todos os membros familiares envolvidos no problema emocional em questão a fim de encontrar uma saída. No processo, o terapeuta procura promover a discussão da dificuldade entre os participantes, buscando estabelecer um comprometimento entre todos de não atropelar a fala do outro e se dirigir diretamente ao profissional, evitando que o conflito possa piorar.

Além disso, a terapia também incentiva as pessoas a reavaliarem suas posições frente à adversidade.

A imagem mostra um casal fazendo terapia.

Foto: Shutterstock.com

Psicodrama

Essa alternativa de terapia recorre à dramatização como forma de exploração da mente para encontrar fatores emocionais que possam causar alguma alteração na psique.

Antecedida pelo compartilhamento de experiências, as pessoas, por meio da ação teatral, incorporam emoções e papéis escolhidos pelo protagonista para estruturar determinadas situações referentes a vivências, sonhos, etc. E, por fim, há o relato dos resultados da prática, como as sensações durante a sessão.

Terapia breve

Como o próprio nome diz, a terapia breve busca encontrar uma solução rápida e eficiente para o impasse que a pessoa esteja enfrentando. “A ideia é focar num problema e resolvê-lo, não entrando no reino de ficar num processo interminável de autoconhecimento”, ressalta o psicólogo Bayard Galvão.

Porém, mesmo que a denominação indique que o método ocorre em um período de tempo relativamente menor do que outras terapias, o objetivo é que se encontre uma resposta objetiva, utilizando-se de estratégias e que a pessoa se prenda à realidade da situação.

LEIA TAMBÉM

Texto: Giovane Rocha – Entrevista: Érika Alfaro

Consultoria: Bayard Galvão, psicólogo

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência