Sistema digestivo: 5 perguntas e respostas sobre o tema

Algumas afirmações sobre o sistema digestivo acabam tornando-se comum. Mas, como saber o que é verdade? Veja 5 respostas sobre o tema.

- Foto Produção

Boca, faringe, esôfago, estômago, vesícula, intestinos e ânus formam o sistema digestivo, responsável pela ingestão, transporte, digestão e absorção de nutrientes no organismo. O responsável pela transformação física e química dos alimentos é alvo de muitas doenças crônicas. “Nos últimos anos, pesquisas conseguiram demonstrar que doenças, antes descritas de origem nervosa, são, na realidade, consequências de infecções ou distúrbios dos movimentos do intestino, por exemplo”, explica o gastroenterologista Vladimir Schraibman. A seguir, o especialista responde 5 perguntas comuns sobre o tema.

mulher com a mão na barriga

Foto Produção

1. Intestino regular é aquele que funciona todo dia?

Na verdade, o funcionamento do intestino varia de pessoa para pessoa, podendo ser considerado normal quando há evacuações de três vezes ao dia até três vezes por semana.

2. Os laxantes são eficientes contra a prisão de ventre?

Laxativos resolvem o problema de constipação por alguns períodos, mas o uso contínuo e indiscriminado pode danificar a musculatura do intestino e reduzir a absorção de vitaminas importantes e outras medicações.

3. Pessoas estressadas sofrem mais de úlcera?

A úlcera péptica gástrica ou duodenal ocorre em muitas pessoas, independentemente do estado emocional. A maioria das úlceras é causada pela bactéria Helicobacter pylori, mais frequente em pessoas de baixa condição sócioeconômica.

Saiba mais:

Intestino também é conhecido como segundo cérebro

Proteína da ricota protege o intestino de gorduras

É verdade que nós temos mais bactérias do que células no corpo humano?

4. Sangramentos são sempre sinais de hemorroidas?

A maior parte dos sangramentos do reto é causada por hemorroidas, mas pólipos e câncer do reto também podem causar o problema. Qualquer que seja a origem, deve ser investigada por profissional capaz de fazer o diagnóstico.

5. O que é e como é feita uma ostomia?

A ostomia é uma cirurgia que constrói um novo trajeto para a eliminação das fezes. Os excrementos são recolhidos por uma bolsa colocada na região abdominal do paciente. O procedimento, considerado simples, é necessário quando parte do intestino delgado ou grosso é removida em cirurgias intestinais de urgência ou tratamento de câncer do reto.

 

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência