Shiatsu: conheça os detalhes dessa terapia alternativa

Com efeitos benéficos ao organismo – que incluem o combate ao estresse – o shiatsu é uma terapia alternativa cada vez mais buscada. Conheça os detalhes!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/01/2017 às 16:42
Atualizado às 13:17

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A medicina oficial é especializada no corpo físico e extremamente importante em nosso contexto atual – é impossível imaginar um mundo sem anestésicos, morfina ou os estudos realizados nessa área. “O que acontece é que a medicina oficial não trata a alma, o espírito. E é nesse contexto que as terapias alternativas atuam: analisando a alma, os pensamentos e as emoções”, ressalta a terapeuta holística e mestre reiki, Patrícia Cândido. Conheça um pouco mais sobre uma das mais procuradas terapias alternativas, o shiatsu.

Shiatsu: no que consiste?

Essa técnica surgiu no Japão no início do século 20 e é derivada de uma junção de práticas de diferentes escolas da medicina oriental. A palavra significa “pressão nos dedos”, o que basicamente resume esse método: trata-se de uma massagem que age nos mesmos locais que a acupuntura, mas sem as agulhas, pressionando os dedos ao longo de todo o corpo.

É reconhecidamente eficaz para diminuir os níveis de estresse. “O shiatsu auxilia também para proporcionar relaxamento físico, mental e emocional, amenizando sintomas de bruxismo, além de tratamento complementar em casos de depressão, síndrome do pânico, enxaqueca”, aponta a médica Márcia Umbelino dos Santos.

“Essa massagem pode ainda auxiliar o sistema circulatório, sendo um forte aliado no combate às varizes ou mesmo no combate à hipertensão e arritmia cardíaca; assim como contribuir para o bom funcionamento dos sistemas respiratório, muscular, digestivo e reprodutor”, complementa a especialista.

A frequência e o número de sessões são determinadas pelo profissional especialista após a consulta, e é aconselhável evitar a técnica durante inflamações agudas, febre, doenças contagiosas, suspeitas de fratura ou luxações e em gestantes.

Consultorias: Márcia Umbelino dos Santos, médica e especialista em medicina tradicional chinesa; Patrícia Cândido, terapeuta holística, mestre reiki e uma das fundadoras da instituição Luz da Serra (www.luzdaserra.com.br).

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.