Como detectar problemas na visão das crianças?

A visão pode influenciar na qualidade do aprendizado das crianças, segundo pesquisa feita nos Estados Unidos. Confira mais sobre o estudo!

None
Estudo americano afirma que a saúde da visão determina o desempenho acadêmico das crianças Foto: Istock.com/Getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/03/2017 às 12:45
Atualizado às 13:32

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Manter a visão em dia em dia é essencial para o bom aprendizado das crianças. Para a Academia Americana de Oftalmologia, uma visão saudável garante o sucesso acadêmico. “Pais, professores e as próprias crianças precisam estar vigilantes sobre a saúde dos olhos para que os problemas de visão sejam precocemente identificados e tratados”, defende o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares. Para ter uma visão saudável é fundamental:

menina com óculos de grau

Estudo americano afirma que a saúde da visão determina o desempenho escolar das crianças. Foto: Istock.com/Getty images

Exames oftalmológicos regulares na infância

Os olhos das crianças crescem e mudam rapidamente. Fazer exames oftalmológicos regulares é um passo importante na detecção e na correção de problemas oculares. Além dos exames nos recém-nascidos, a Academia Americana de Oftalmologia recomenda ainda exames visuais para as crianças quando elas:

  • Entram na idade pré-escolar, entre 3 anos e 3 anos e meio;
  • Ao iniciar cada ano escolar;
  • Ao se queixarem de um possível problema de visão.

Conhecer e compartilhar seu histórico de saúde ocular familiar

Todos precisam saber sobre as condições oculares ou doenças que acometem sua família. Os pais devem compartilhar essas informações com o oftalmologista. “Doenças oculares comuns como miopia, estrabismo, olho preguiçoso, quando não são tratadas na infância podem causar prejuízos à visão para toda a vida”, diz Virgílio Centurion.

criança fazendo exame no oftalmologista

Fazer exames são fundamentais, principalmente todo ano antes de iniciar um novo período escolar. Foto: Istock.com/Getty images

Preste atenção aos sinais de problemas oculares

Os pais devem estar alertas para os sintomas que podem indicar um problema ocular, tais como queixas de fadiga ocular, dores de cabeça, apertar os olhos ao ler ou realizar outras atividades comuns.

Usar óculos de proteção durante a prática de esportes

As lesões nos olhos que surgem por causa da prática de esportes podem causar sérios problemas. “Se o seu filho pratica esportes com raquete ou de contato – hóquei, hóquei em campo, beisebol ou o basquete – considere o uso regular dos óculos de proteção certificados”, recomenda o oftalmopediatra Fabio Pimenta de Moraes.

Consultoria Fabio Pimenta de Moraes,  oftalmopediatra; Virgílio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares

Leia também: 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.