1000 passos por dia melhoram a saúde de crianças com diabetes. Entenda!

Também vítimas do diabetes, na maioria do tipo 1, as crianças precisam ter alguns hábitos revistos. Confira o que diz uma pesquisa sobre o assunto!

None
Andar mais e pratcar atividades física ajuda no controle do diabetes tipo 1 Foto Istock.com/getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/03/2017 às 13:04
Atualizado às 13:34

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Uma pesquisa da Universidade de Adelaide, na Austrália constatou que a contagem de passos diários e o aumento de atividades físicas são muito benéficas para a saúde de crianças com diabetes tipo 1. Pela primeira vez, os pesquisadores mostraram que as crianças que possuem a doença podem melhorar a sua saúde cardiovascular, simplesmente dando 1.000 passos a mais por dia. “Os pesquisadores acompanharam a atividade física diária de 90 pré-adolescentes com diabetes tipo 1. Os resultados mostraram que aqueles que se comprometeram com a atividade física adicional apresentaram melhorias na estrutura de seus vasos sanguíneos e reduções nos fatores de risco para doença cardíaca”, afirma o pediatra e homeopata Moises Chencinski.

crianças correndo

Andar mais e praticar atividades físicas ajuda no controle do diabetes tipo 1 Foto: Istock.com/getty images

Por dentro da pesquisa

Normalmente, os pequenos com essa doença não fazem muitas atividades físicas ou simplesmente não fazem nenhuma. Além disso, também tendem a apresentar primeiros sinais de aterosclerose – um depósito de placas de gordura nas artérias – e outros riscos cardiovasculares adversos mais precocemente do que o habitual para crianças.

A equipe do estudo descobriu que 55% das crianças caminhavam menos que 10.000 passos por dia. Havia clara correlação entre a espessura das artérias e o número médio de passos por dia. Com um aumento de 1.000 passos por dia, houve uma diminuição mensurável desta espessura arterial. “As crianças que fizeram atividades físicas extras também apresentaram redução de peso, de pressão arterial e de triglicérides, o que indica uma redução global do risco de doença cardíaca”, observa o médico.

criança medindo a glicose

Além do diabetes outras doenças também podem evitadas Foto: Istock.com/Getty images

Resultados surpreendentes

Os pesquisadores relatam que esta é a primeira vez que foi demonstrado que o número de passos diários pode estar relacionado diretamente com os primeiros sinais de riscos cardiovasculares adversos em crianças com diabetes tipo 1. “Os resultados reforçam a importância da atividade física e a necessidade de aconselhamento sobre os benefícios dos exercícios para crianças com diabetes tipo 1. Quanto mais passos que eles dão, melhor”, destaca Moises Chencinski.

Fonte: Moises Chencinski, pediatra e homeopata

Leia também: 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.