Connect with us

O que você está procurando?

Segundo um novo estudo, a obesidade infantil pode ter relação com a o diabetes gestacional. Veja o que diz essa pesquisa e entenda mais sobre essa relação!
- Foto: iStock.com/Getty Images

Você tem dúvidas sobre diabetes gestacional? Tire-as, já!

Segundo um novo estudo, a obesidade infantil pode ter relação com a o diabetes gestacional. Veja o que diz essa pesquisa e entenda mais sobre essa relação!

Pesquisa recente publicada no Diabetologia (revista da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes) mostrou que as crianças possuem chances de terem obesidade infantil, caso a mãe tenha tido obesidade gestacional durante a gravidez. “A obesidade infantil aumentou dramaticamente, tanto nos países desenvolvidos, quanto nos países em desenvolvimento. Os fatores ambientais pré-natais, perinatais e pós-natais têm impacto direto sobre a  obesidade infantil. Alguns estudos descobriram que a exposição intrauterina ao diabetes mellitus gestacional (DMG) coloca os descendentes em risco aumentado de resultados adversos de longo prazo”, afirma o pediatra e homeopata Moises Chencinski.

 

mulher medindo a glicose

A mulher que teve diabetes durante a gravidez pode passar para o filho Foto: iStock.com/Getty Images

 

O diabetes gestacional foi diagnosticado de acordo com os critérios do American Diabetes Association (ADA) ou da OMS. Altura e circunferência da cintura foram medidas, usando métodos padronizados. O peso e a gordura do corpo foram medidos utilizando um analisador de composição corporal portátil. “O risco aumentado para as crianças de mães com diabetes gestacional em comparação com mães que não tinham diabetes gestacional foi de 53% para obesidade”, destaca o médico.

 

criança comendo melancia

O diabetes gestacional precisa ser tratado para a criança não sofrer as consequências Foto: iStock.com/Getty Images

 

Os autores afirmam que: “os mecanismos pelos quais a exposição ao diabetes no útero aumentam o risco de obesidade dos descendentes não são completamente compreendidos. A exposição ao diabetes materno está associada com excesso de crescimento fetal intrauterino, possivelmente, devido a um aumento da massa e da gordura fetal e das alterações nos níveis hormonais fetais”. O diabetes gestacional pode também influenciar a genética fetal, de forma a influenciar a expressão de genes que dirigem a acumulação de gordura corporal ou do metabolismo relacionado.

 

Consultoria Moises Chencinski, pediatra e homeopata

Leia também: 

Advertisement

Estilo de vida

As frutas cítricas fazem com que você elimine toxinas do organismo, ajudam na digestão e de quebra combatem a obesidade. Confira!

Estilo de vida

Que alguns alimentos são capazes de queimar calorias você já sabe. A novidade agora é aprender a transformá-los em pratos saborosos.

Estilo de vida

Apesar de algumas restrições, você sabia que crianças também podem praticar pilates? O método é recomendado também para idosos. Saiba mais!

Estilo de vida

Os tipos de couve existentes na feira são muitos! Conheça alguns deles para levá-los para casa e usufruir de seus benefícios!

Estilo de vida

“Obesidade é o que você não vê”: entenda mais sobre essa campanha que aborda o problema da obesidade de uma forma diferente!

Estilo de vida

Será que você saber lidar com as mudanças? Como se preparar para elas? Confira uma lista de 6 dicas que podem te ajudar encará-las de frente!

Estilo de vida

Confira dicas para manter a dieta no final de semana e faça com que os dias de descanso e as datas festivas sejam mais saudáveis e leves!

Estilo de vida

Para emagrecer, o segredo não está em fechar a boca. Ficar sem comer faz com que o corpo armazene calorias além do necessário. Confira!