Como cuidar da saúde bucal das crianças?

A saúde bucal das crianças exige cuidados específicos, que vão garantir maior qualidade de vida, além de evitar diversas doenças.

None
A saúde bucal das crianças exige cuidados específicos. Foto: Liquid Library Other Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/02/2017 às 13:02
Atualizado às 13:30

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Nas crianças, a higiene oral deve iniciar-se logo após a erupção do primeiro dente. Há hábitos saudáveis que devem ser seguidos pelos pais, ainda na gravidez e depois do nascimento da criança. Conheça as doenças orais a que o seu filho pode estar exposto e siga as regras para manter a saúde bucal das crianças em dia.

A escovação deve começar logo que surgem os primeiros dentinhos

A saúde bucal das crianças exige cuidados específicos. Foto: Liquid Library Other Images

Gravidez e pós-gravidez

Já na gestação ou na amamentação, a futura dentição da criança pode ser afetada, criando descoloração ou alteração na formação dos dentes. Alguns medicamentos que a grávida toma durante este período podem ser nocivos, então o ideal é evitar se automedicar nessas fases. Quando a criança ainda não tem dentes, limpe a sua boca com uma gaze umedecida em água fervida fria, após as refeições.

1ª infância

Quando rompem os primeiros dentes, os alimentos que a criança ingere possuem açúcares, fato que expõe os dentes do bebê à adesão de bactérias, conduzindo à formação de cáries. Evite que a criança adormeça com a tetina do biberão de leite ou sumo na boca. A higiene oral deve ser feita com um pano ou gaze umedecida em água filtrada ou fervida fria, duas vezes por dia. Assim, é possível garantir que a saúde bucal das crianças esteja da maneira recomendada.

O ideal é escolher uma escova de dentes própria para cada idade

A escova de dentes é um dos acessórios indispensáveis na hora de fazer a higiene bucal. Foto: IngramPublishing

2ª infância

Depois da erupção de todos os dentes, deve incentivar a criança à escovação. Deve ser feita sem utilização de pasta dentífrica, pelo menos, duas vezes por dia. Evite que a criança ingira refrigerantes gaseificados, pois provocam a erosão dos dentes. É importante que, a partir dos 3 anos, faça a aplicação do flúor e do selante. A partir dos 4 anos, pode incentivar a criança a escovar os dentes com pasta, apropriada à sua idade – ensine-a a não engoli-la.

Texto Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.