Connect with us

O que você está procurando?

Saiba mais sobre o efeito detox da couve e de outras frutas verduras e chás que também beneficiam a saúde, eliminando alguns quilinhos
- Além do couve, é possível adicionar limão ao suco e potencializar o efeito. Foto: Shutterstock

Limpeza geral: a couve conserva nutrientes que fazem efeito detox no organismo

Saiba mais sobre o efeito detox da couve e de outras frutas verduras e chás que também beneficiam a saúde, eliminando alguns quilinhos

O termo detox agrada, principalmente, quem deseja perder alguns quilos, eliminar o inchaço ou proteger o corpo contra doenças. O organismo recebe algumas substâncias que são consideradas como toxinas e, quando estão em excesso, podem causar danos à saúde. Quer dar um fim a esse problema? Veja como a couve pode ajudar você na tarefa de fazer uma faxina no organismo!

suco detox com frutas

Além do couve, é possível adicionar limão ao suco e potencializar o efeito. Foto: Shutterstock

Para eliminar as toxinas, nada melhor do que uma bela limpeza, não é? É assim que os alimentos detox agem: fazendo um limpa no organismo, pois ele ajuda as células a eliminarem as impurezas, especialmente as do fígado, órgão que atua no processo de desintoxicação. É aí que a couve entra!

Limpa tudo!

O responsável pelo poder desintoxicante da couve é o glicosinolato, um fitoquímico que age eliminando as toxinas que ficam nas células de gordura. Além dele, outros dois elementos também são poderosos nessa função: os indois e isotiocianatos. “Esses compostos apresentam como mecanismo de ação a prevenção de danos oxidativos do DNA pela ação antioxidante”, esclarece a nutricionista Patrícia Cruz. Ou seja: eles protegem as células da ação dos radicais livres, evitando que elas envelheçam

Mais aliados

Além da couve, outros alimentos são poderosos quando o assunto é limpeza do organismo. Eles dão aquele empurrãozinho para quem deseja perder alguns quilos. Confira!

  • Mamão: tem poder laxativo e melhora o trânsito intestinal. Para potencializar seus efeitos, consuma com sementes, como linhaça e chia.
  • Melancia: cerca de 90% da fruta é composta por água. Ela hidrata o corpo e combate o inchaço, graças ao seu poder diurético.
    melancia

    Combinar a couve com melancia é uma boa sugestão. A fruta tem efeito diurético. Foto: Shutterstock

     

  • Abacaxi: ele contém bromelina, que é uma mistura de enzimas que desdobram as proteínas, facilitando a digestão e inibindo a fome.
  • Alface: rico em fibras e água, melhora o funcionamento do intestino. O potássio, também presente na folha, o transforma em um diurético natural, colaborando, também, para a eliminação de líquido do corpo.
  • Chá de cavalinha: tem poder diurético e combate a retenção de líquidos.

 

 

Consultoria: Patrícia Cruz, nutricionista

Texto: Redação Alto Astral

 

 

LEIA TAMBÉM:

 

 

Advertisement

Estilo de vida

Aposte nos sucos termogênicos incrementando à bebida com alimentos como gengibre, pimenta e canela que ajudam na eliminação dos quilinhos extras da balança!

Estilo de vida

A saúde da audição precisa de cuidados, principalmente se você for ficar próximo de caixas de som, por exemplo. A falta de zelo pode trazer consequências!

Estilo de vida

Os acidentes domésticos representam boa parte dos casos de internação das crianças. Por isso, evitá-los é essencial para garantir a saúde dos pequenos

Estilo de vida

Além de manter bons hábitos alimentares e abandonar o sedentarismo, conheça os melhores tratamentos para amenizar o ronco

Estilo de vida

Utilize a farinha de grão-de-bico como uma opção sem glúten da tapioca! Leia e saiba como preparar e como inserir na dieta para obter todos os benefícios

Estilo de vida

Com a idade avançada, os olhos podem sofrer sérios danos. Conheça os problemas na visão mais comuns e o que fazer para cuidar desses órgãos!

Estilo de vida

Misturar frutas com outros alimentos saudáveis é fundamental para a saúde. Fique por dentro do poder das vitaminas e se elas podem ser ingeridas sem medo!

Estilo de vida

Os órgãos vestigiais são as partes do corpo que já tiveram funções, mas que, com a evolução, não são mais necessários. Será que é possível viver sem eles?