Connect with us

O que você está procurando?

Dentre os peixes em geral, a sardinha é um dos mais ricos em ômega-3, nutriente capaz de proteger a saúde de várias maneiras. Vem saber mais!
- A sardinha é rica em ômega-3 e, por isso, afasta diversas doenças e turbina a saúde. Foto Reprodução

Sardinha: conheça 4 benefícios desse peixe rico em ômega-3

Dentre os peixes em geral, a sardinha é um dos mais ricos em ômega-3, nutriente capaz de proteger a saúde de várias maneiras. Vem saber mais!

Incluir peixe no cardápio é sinônimo de mais saúde! A grande presença de ômega-3 é o principal motivo desse alimento estar na lista dos funcionais. “As maiores fontes de ômega-3 são os peixes de águas frias e profundas, como salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha e truta”, reforça a nutricionista Paula Galardo. Esse nutriente é encontrado na camada de gordura boa desses animais, como uma proteção contra o frio. “O mais importante de uma alimentação saudável é o equilíbrio, com o consumo de peixes variados, como a sardinha, de 2 a 3 vezes por semana”, reforça a nutricionista. A seguir, descubra 4 benefícios de acrescentar a sardinha ao dia a dia!

1. Protege o coração

Aveia, alho, azeite, linhaça, vinho tinto, oleaginosas… Esses são alguns dos alimentos mais indicados para a saúde cardíaca, além dos peixes de água fria, como a sardinha. “Entre as vantagens do pescado está a redução de triglicérides, da pressão arterial e inibição da formação de coágulos”, informa a nutricionista Danielle Toledo. Pesquisas têm associado o consumo de peixes com a diminuição do risco de infarto, uma delas demonstrou que o consumo de peixes gordos uma vez por semana reduziu em 44% a chance de sofrer desse problema.

A sardinha pode ser preparada de formas variadas e servida com diversos acompanhamentos.

A sardinha pode ser preparada de formas variadas e servida com diversos acompanhamentos. Foto Claudio Meletti/Colaborador

2. É bom para os diabéticos

A atuação do hormônio insulina é aperfeiçoada com a ajuda do ômega-3, encontrado em doses generosas no peixe. Isso facilita a conversão de açúcar em energia e torna fontes desse ácido graxo aliadas dos diabéticos.

3. Previne o câncer

“Vários estudos mostram a redução do risco de diversos tumores, como de mama, próstata e cólon, em pessoas que consomem peixe pelo menos duas vezes por semana”, ressalta a nutricionista Greice Caroline Baggio. Comer pescado com frequência pode reduzir em até três vezes os riscos de câncer de próstata, por exemplo.

4. Contém diversos minerais

Em 100g de sardinha é possível encontrar mais de 400mg de cálcio, o que equivale a um terço da necessidade diária para um adulto. O cálcio é indispensável para a formação de ossos e dentes. “Os peixes também são fontes de ferro, sódio, potássio, magnésio, fósforo, iodo, flúor, selênio, manganês, cobalto”, enumera Paula. Esses nutrientes são indispensáveis para o corpo em geral.

 

Consultoria Danielle Toledo, Greice Caroline Baggio e Paula Galardo, nutricionistas

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Apesar da dieta vegana ter muitas restrições em relação à alimentação, ainda sim é possível comer bastante coisa saborosa sem fugir da dieta!

Estilo de vida

Na nova onde dos bordados não há nada meramente decorativo, o que está na moda do bordado contemporâneo é muito empoderamento feminino!

Estilo de vida

Uma bela decoração de quarto infantil é o sonho de toda mãe! Que tal se inspirar em 35 ideias para decorar o ambiente de forma funcional e bonita?

Estilo de vida

Cheios de estilo e com muita fofura! Conheça perfis de bebês e crianças estilosas para acompanhar no Instagram e se apaixonar com tanta fofura!

Estilo de vida

Variar no preparo das refeições é uma forma de não cair na mesmice e enjoar o paladar. Pensando nisso, confira 5 receitas de saladas com arroz e aproveite

Estilo de vida

A salada no pote pode ser uma aliada fácil e barata na hora de manter uma dieta benéfica e equilibrada na correria do dia a dia

Estilo de vida

Dicas simples e infalíveis para manter a dieta no inverno e ajudar o corpo a eliminar calorias mesmo com as baixas temperaturas!

Estilo de vida

Alguns alimentos devem ser evitados antes ou depois do treino, pois causam certos incômodos ao organismo. Saiba em quais você deve apostar!