ESTILO DE VIDA

Arroz integral: todas as vantagens deste grão poderoso

O arroz integral é um grande aliado da saúde e do emagrecimento. Saiba porque você deve substituir já a versão refinada pela integral!

None
FOTO: Istock

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/11/2016 às 13:47
Atualizado às 11:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Dietas radicais para emagrecer, que excluem determinados grupos alimentares, não são as recomendadas por nutricionistas, pois todos os alimentos contêm nutrientes necessários para o organismo – até mesmo o carboidrato, que muitas vezes é visto como vilão. Então, o ideal é apostar na reeducação alimentar. “Esse processo consiste em adaptar o tipo de alimentação diária para uma redistribuição entre quantidade e qualidade, de forma equilibrada nutrologicamente com a inclusão de todos grupos alimentares”, afirma o nutrólogo Hewdy Lobo Ribeiro. Um dos pontos principais da reeducação alimentar é a troca de alimentos, ou seja, dar preferência a alimentos com maior teor de nutrientes e vitaminas em vez dos nutricionalmente pobres, um exemplo disso é a troca do arroz branco para o arroz integral.

colher com arroz integral

FOTO: Istock

Arroz integral pode!

Cortar o arroz do almoço e jantar e passar a consumir outros tipos de alimentos, com a ideia de que ele engorda, é errado! Ao contrário do que dietas restritivas pregam, o arroz pode ser o aliado ideal da sua dieta, basta usá-lo na versão indicada para emagrecimento: a integral. Essa variedade do arroz concentra muito mais nutrientes.

“O arroz branco passa por diversos processamentos, perdendo dois de seus componentes mais nutritivos, chamados de película e gérmen, e acaba ficando branco”, explica a nutricionista e personal diet Thais Villaça. Já o arroz integral mantém essas camadas e se torna mais nutritivo. O que o torna benéfico para o emagrecimento são as fibras – solúveis e insolúveis -, presentes em alta quantidade no grão. “As fibras solúveis são responsáveis por absorver água dos alimentos e formar uma espécie de gel, que ajudará a impedir a ingestão de gordura em excesso e lentificar a absorção de açúcar pelo organismo”, destaca a profissional.

Digestão regulada

A melhora do trânsito intestinal é outro fator importante para o emagrecimento. A prisão de ventre causa diversos incômodos, entre eles o inchaço, que pode ser percebido inclusive na balança. Mais uma vez, as fibras presentes no arroz integral entram em cena para acabar com o problema. “As fibras insolúveis atuam no intestino grosso, ou seja, ajudam a formar o bolo fecal. Elas ajudam a dar volume e forma mais macia a ele, com isso a movimentação das fezes pelas paredes do intestino grosso fica facilitada, podendo ser eliminadas com maior facilidade”, frisa Thais.

LEIA MAIS: