ESTILO DE VIDA

Aprenda a criar uma rotina de estudos para seus filhos

Ter problemas com notas na escola é algo muito comum. Por isso, não se preocupe, descubra como elaborar uma rotina de estudos para ajudar seus filhos.

None
Dicas de como criar uma rotina de estudos para as crianças. FOTO: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/07/2017 às 17:00
Atualizado às 17:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os pais e mães, sempre torcem por um bom desempenho das crianças e adolescentes no ano letivo. Com as dicas da orientadora pedagógica Deise Almeida fica fácil organizar uma rotina de estudos para a garotada ir superbem no colégio e não ter problemas com notas baixas. Confira e mãos à obra:

Momento da lição de casa

É importante que a criança faça atividades escolares em casa. Assim, ela retoma o que foi feito em sala de aula, fixa o aprendizado e também verifica possíveis dúvidas.

Hábito de coletar dados

Estimule seus filhos a buscarem respostas às tarefas em diversas fontes: internet, livros, revistas, etc. Esse trabalho não deve ser feito pelos pais. É fundamental que o aluno tenha autonomia.

Cantinho do estudo

Prepare em sua casa um local, mesmo que improvisado, com mesa e cadeiras para as crianças executarem as tarefas. Lembrando que o lugar deve ser bem iluminado, organizado, silencioso e calmo.

Rotina do estudos

Observe o rendimento dos seus filhos em horários diferenciados para estabelecer o melhor momento para o estudo. É importante que eles descansem um período entre a escola e as atividades em casa.

Você pode ajudar seus filhos a irem bem na escola o ano todo.

Você pode ajudar seus filhos a irem bem na escola o ano todo. FOTO: Shutterstock

Verificação de material para as aulas

Ajude as crianças a criarem o hábito de organizar com antecedência tudo o que será necessário para a aula. Para facilitar, deixe o horário das disciplinas em local visível.

Uso de agenda

Isso é muito importante na rotina de estudos. Ao anotar tudo o que precisa fazer, seu filho cria responsabilidades, senso de organização e evita o esquecimento.

Evite o acúmulo de atividades extras

Inúmeras atividades podem ocupar o tempo da garotada. É preciso dosar a quantidade de tarefas extra-escolares para não sobrecarregar as crianças e adolescentes.

Estudar brincando

Além de fazer tarefas escolares para colocar o conhecimento em dia, ensine seus filhos a estudar de forma lúdica: jogos de raciocínio, caça-palavras, sudoku, etc. são ótimas opções que unem diversão e aprendizado.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Deise Almeida, orientadora pedagógica

LEIA TAMBÉM: