Existe uma relação entre bom humor e inteligência? Entenda!

Segundo os estudos do neurocientista americano Scott Weems, o bom humor pode influenciar a nossa saúde e a nossa inteligência. Descubra por quê!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/07/2017 às 12:00
Atualizado às 12:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ter bom humor é uma maneira eficaz de sermos criativos e inovadores na nossa forma de pensar, fazendo uso da nossa inteligência. Esse pré-requisito é defendido pelo neurocientista americano Scott Weems, pesquisador da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

Weems também é autor do livro Ha! The Science of when we laugh and why (“Há! A ciência de quando rimos e por quê”, em tradução livre). Em seus estudos, o especialista apresenta o humor como uma área de estudo e o associa à criatividade e à capacidade das pessoas resolverem problemas.

Além disso, rir e ter senso de humor são estruturas que o cérebro desenvolveu para se defender de situações embaraçosas e obter a sensação de prazer e descontração. Por isso, de acordo com Weems, quando encaramos com mais alegria os conflitos que surgem à mente – buscando soluções para eles – surge o humor, e é ele que vai melhorar a saúde e a própria inteligência das pessoas.

Efeitos do bom humor

O estudioso escreve que, ao ouvirmos uma piada, por exemplo, o humor se preocupa em examinar a construção da piada, fazer uma avaliação e, por fim, resolver o enigma que se apresenta, de forma surpreendente às vezes.

Quem tem bom humor na vida consegue realizar o mesmo processo para aqueles problemas cotidianos, pessoais ou profissionais, que angustiam e põem em risco o estado de felicidade. Assim, a metodologia para interpretar uma piada pode ser a mesma para interpretar seus problemas e isso, consequentemente, deixará você mais seguro e feliz.

LEIA TAMBÉM

Texto: Thiago Koguchi – Edição: Érica Aguiar e Giovane Rocha

Fonte:Ha! The Science of when we laugh and why,Scott Weems; editora Basic Books (AZ), 2014

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.