Brócolis faz bem para o quê? Vem descobrir!

Capaz de diminuir os riscos de Alzheimer, alguns tipos de câncer e ainda prevenir a osteoporose, o brócolis possui propriedades poderosas. Confira!

None
Para manter as propriedades pode-se consumir o alimento cozido no vapor

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/03/2017 às 12:50
Atualizado às 13:32

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O brócolis é uma hortaliça poderosa, da mesma família da couve-flor, do agrião, do rabanete e do repolho. Ele possui poucas calorias, sendo indicado para dietas de emagrecimento, já que uma xícara de brócolis cozido tem cerca de 40kcal.

brocolis

Para manter as propriedades pode-se consumir o alimento cozido no vapor. Foto:iStock.com/ Getty imagens

Por dentro das pesquisas

Pesquisas americanas garantem que o consumo de 2 xícaras (chá) de brócolis por semana já é o suficiente para garantir 55% menos risco de desenvolver o alzheimer, 50% menos chances de ter câncer de próstata e 44% menos probabilidade de desenvolver tumores na bexiga.

Afaste doenças com o brócolis!

De acordo com a médica Teresa Labanca, o brócolis ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de bexiga, de mama e, especialmente, o de próstata. A recomendação é consumi-lo pelo menos três vezes por semana, pois, nesta proporção, pode diminuir os riscos de câncer de próstata em até 45%. “Ele possui substâncias antioxidantes e é rico em fibras, agindo na redução da hipertensão e combatendo a prisão de ventre. É fonte de cálcio, atuando na prevenção da osteoporose e na formação dos ossos e dentes, sendo importante para idosos, crianças, adolescentes e gestantes”, diz a profissional.

suflê de brócolis e cenoura

É possível consumir o brócolis na forma de suflê e adicionar outros alimentos ricos em vitamina, nesse caso a cenoura. Foto: Stela Handa

Como consumir?

Ele pode ser ingerido em sopas, saladas e em diferentes formas, como cozido, refogado, assado ou como suflê. “Para prepará-lo use pouca água, pois o excesso dela no cozimento destrói as vitaminas C e do complexo B. Ele também pode ser cozido no vapor, usando a própria água do alimento, e em panela tampada, em fogo brando, preservando assim seus nutrientes”, aconselha.

Conservando da maneira correta

Segundo a médica, na hora de comprar o brócolis, prefira aqueles que estão mais verdes, pois as flores amarelas indicam que o alimento já não está tão fresco. “Deve ser conservado em geladeira, em um saco plástico perfurado, por até quatro dias. Ele também pode ser congelado, mas, para isto, deve ser bem lavado e mergulhado em água fervente por 2 minutos. O congelamento não altera as suas características nem a quantidade e a qualidade de seus nutrientes”, explica Teresa.

Consultoria: Teresa Labanca, médica e coordenadora do setor de nutrição do Hospital Balbino
Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.