Problemas para ir ao banheiro? Veja 7 possíveis causas e soluções

Se você tem problemas para ir ao banheiro, confira soluções simples para acabar com o intestino preso e mandar embora as dores intestinais

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/01/2017 às 16:44
Atualizado às 13:17

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A prisão de ventre é um problema que afeta 20% da população brasileira – principalmente mulheres, sendo que duas a cada três indivíduos com tais complicações são do sexo feminino. Dificuldade para ir ao banheiro, sensação de não ter evacuado o suficiente e inchaço são alguns dos sintomas da constipação, que pode decorrer do baixo consumo de fibras, líquidos e até mesmo distúrbios psicológicos. Abaixo, separamos 7 possíveis causas que estão te deixando com problemas para ir ao banheiro, além de 7 soluções que podem te ajudar na prisão de ventre.

Problemas para ir ao banheiro: 7 possíveis causas

problemas para ir ao banheiro

Foto: Shutterstock

1 – Má alimentação

Uma alimentação essencial para o bom funcionamento do intestino deve ser rica em fibras, nutriente que pode ser encontrado em diversas frutas, vegetais e cereais. A linhaça, por exemplo, é um alimento rico em fibras, além de promover vários benefícios para o organismo. Se você tem problemas para ir ao banheiro, inclua-a na dieta!

2 – Baixa ingestão de água

Ingerir bastante água no decorrer do dia é importante para vários fatores em nosso organismo, inclusive no que se refere ao bom funcionamento do intestino. Se por algum motivo você se esquece de beber água, que tal recorrer à tecnologia? Existem vários aplicativos que podem te ajudar!

3 – Problemas psicológicos

Pode não ser a principal causa da prisão de ventre, mas pode piorar a situação. Pessoas que não gostam de evacuar fora de casa, por exemplo, podem acabar segurando a vontade e, psicologicamente, causando a prisão de ventre. Quem tem uma rotina estressante também pode sofrer deste problema, já que, quando o cérebro está sobrecarregado, ele “esquece” de enviar sinais para o intestino funcionar.

4 – Fissura anal

É praticamente um ciclo: a prisão de ventre pode levar à fissura anal (cortes e feridas no ânus), que pode levar à prisão de ventre. Isso ocorre porque, quando a pele está ferida, é comum ter dor na região – o que dificulta a evacuação. No entanto, existem remédios, pomadas e cirurgias para este mal. Se este é o seu problema, procure um médico!

5 – Câncer

O câncer colorretal pode desenvolver tumores na região, que podem ser confundidos com hemorroidas, o que pode desencadear situações mais sérias, até mesmo levando à morte. Por isso, se constatar algo incomum na região, procure um médico.

6 – Hemorroidas

Causada principalmente pelo esforço excessivo durante a evacuação, as hemorroidas são veias inchadas, que inflamam e causam dores na região. O nódulo dificulta a saída das fezes, o que torna a evacuação bastante incômoda. No entanto, existem tratamentos, medicamentos e cirurgias para amenizar e/ou extinguir o problema.

7 – Gravidez

A gravidez também pode desencadear uma prisão de ventre, já que o útero exerce pressão sobre o intestino. Alterações hormonais são outros possíveis causadores da constipação.

Problemas para ir ao banheiro: 7 soluções

sude-alimentacao-dieta-detox-mulher-comendo, problemas para ir ao banheiro

Foto: Shutterstock

1 – Alimentação saudável

Uma das formas de acabar com os problemas para ir ao banheiro é manter uma alimentação saudável e rica em fibras. Algumas opções para você adicionar no seu cardápio são os cereais, verduras, legumes, grãossementes, alimentos integrais e frutas, como a maçã, a ameixa, o mamão e a laranja.

2 – Não exagere nas fibras

Apesar de ser um bom nutriente contra à constipação, ingerir fibras em excesso pode ser prejudicial para o intestino. O aumento rápido de ingestão de fibras pode levar a uma maior fermentação no intestino e, portanto, à distensão abdominal e as flatulências. É recomendável que a adição de uma quantidade desejável deles à alimentação seja lenta e gradual.

3 – Beba água

Conforme dito anteriormente, o baixo consumo de água está diretamente relacionado à prisão de ventre, uma vez que o órgão precisa estar devidamente hidratado para um bom funcionamento. O recomendado pelos médicos é que pelo menos dois litros de água sejam ingeridos diariamente.

4 – Mastigue bem

Comer com calma e mastigar bem os alimentos é um fator que colabora para o bom regulamento do intestino, já que o processo de digestão começa pela boca. Se o alimento chegar bem desmembrado no estômago, o processo de digestão será mais fácil.

5 – Não se esqueça de ir ao banheiro

Com a correria da rotina, algumas pessoas podem até se esquecer de ir ao banheiro, já que a sobrecarga de tarefas no cérebro pode fazer com que ele se “esqueça” da vontade de evacuar. Por isso, deixe um tempo reservado no seu dia a dia apenas para ir ao banheiro.

6 – Sem estresse

O estresse pode afetar o intestino de duas maneiras, seja em constipação ou diarreia. Portanto, procure não se fatigar e, se necessário, pesquise sobre técnicas de relaxamento ou busque fazer atividades para extravasar, como exercícios físicos, meditação ou ioga.

7 – Evite determinados alimentos

Se você tem problemas para ir ao banheiro, evite a ingestão de alimentos com alto teor de sódio, açúcar, gorduras e carnes processadas.

Consultoria: Carlos Felipe Silva, gastroenterologista do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); Patrícia Soares, diretora geral da Vital Nutri (Assessoria e Consultoria em Nutrição e Qualidade de Vida); Eduardo André, doutor em Gastroenterologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pós-doutor pela Universidade de Londres.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.