Principais causas da calvície: descubra o que pode ocasionar o problema!

A calvície e a queda de cabelo são problemas que afetam a autoestima de muita gente. Saiba quais são as principais causas da calvície e entenda o problema!

None
A calvície pode ser causada por diversos fatores, dentre eles as doenças emocionais e falta de uma alimentação balanceada. FOTO: Pixabay.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/08/2017 às 09:00
Atualizado às 13:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A perda de cabelo é um processo que assusta muitos homens. Para buscar uma explicação ao problema, são atribuídos diversos motivos e causas. Um deles é o baixo nível de testosterona. O urologista Sandro Nassar de Castro Cardoso, explica que nem sempre essa é a razão. Existem diversas outras causas que podem contribuir com o problema. Confira a seguir as principais causas da calvície nos homens!

Se não é hormonal, por que acontece?

Uma pesquisa norte-americana revela que mais de 800 mil pessoas por ano no mundo buscam tratamento médico contra a calvície. De acordo com o especialista, a calvície não possui somente um fator. “Não se pode relacioná-la apenas à redução dos níveis de testosterona. Existem vários outros fatores, sendo o principal, o genético”, explica Sandro.

Importância do acompanhamento médico

Outra inquietação de muitos pacientes é se a calvície pode estar atrelada ao câncer de próstata. Sandro Nassar explica que é comum pedir, além do check-up de próstata, a dosagem hormonal, mas não com o intuito de relacionar os problemas e, sim, identificar diagnósticos diferentes. “Com esse exame, é possível identificar o que se chama de hipogonadismo, que é a andropausa, caracterizada pela diminuição de produção de testosterona com o envelhecimento do homem”, explica o médico.

Pode ser emocional

“Fatores emocionais para queda de cabelo estão se tornando cada vez mais frequentes nos diagnósticos médicos. Pode acontecer por estresse e também como resultado de alguma alteração psíquica repentina, ou ainda, por um trauma que venha seguido por depressão profunda”, explica o psicanalista Paulo Miguel Velasco. Segundo o especialista, existem algumas doenças que têm relação direta com a calvície, como: depressão profunda, estresse emocional e transtorno de ansiedade generalizada (TAG).


“Vale lembrar que a queda do nível de testosterona acontece a partir dos 40 anos em todos os homens, mas somente os os sintomáticos podem ser caracterizados no quadro de Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM)”, Sandro Nassar de Castro Cardoso, urologista


Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Paulo Miguel Velasco, psicanalista e Sandro Nassar de Castro Cardoso, urologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.