Por que surge um furúnculo? Descubra motivo e tratamentos

Você sabe por que surge um furúnculo? Trata-se de uma infecção bacteriana no folículo capilar e pode acontecer em qualquer parte do corpo

- Descubra por que surge um furúnculo. FOTO: iStock.com/Getty Images

Furúnculo. Do que será que se trata essa doença de nome tão estranho? Na verdade, trata-se de uma inflamação nos folículos capilares, o que pode causar algo parecido com uma espinha gigante ou então, um balão cheio de água em qualquer parte do corpo. Vamos descobrir por que surge um furúnculo?

Por que surge um furúnculo?

O furúnculo pode ser caracterizado pela formação de um nódulo vermelho, doloroso, endurecido e quente, com uma área amarelada no centro, o que indica a presença de pus. O tamanho pode variar de acordo com a região afetada. É causada, geralmente,  pela bactéria Staphylococcus aureus, podendo ser resultado, também, da infecção de outras bactérias e fungos.

Normalmente, acomete feridas ou picadas de insetos, lugares que facilitam a entrada da bactéria. Os furúnculos podem afetar folículos capilares de qualquer parte do corpo e podem aparecer mais de um ao mesmo tempo. Seu aparecimento é mais comum em regiões com pelos, expostas à umidade, pressão e atrito. Por isso, são comuns em partes como rosto, pescoço, axilas, nádegas e coxas.

Uma dica importante para evitar o furúnculo é sempre fazer curativos nos machucados. FOTO: Stock.com/Getty Images

Uma dica importante para evitar o furúnculo é sempre fazer curativos nos machucados. FOTO: Stock.com/Getty Images

Fatores de risco

O surgimento do incômodo pode ser facilitado por alguns fatores, como:

  • Contato físico com outras pessoas que possuem furúnculo
  • Diabetes, estado que dificulta a cicatrização de feridas e machucados
  • Doenças de pele como acne
  • HIV, condição que prejudica a ação dos anticorpos que combatem à infecção
  • Obesidade

Diagnóstico e tratamento

Mesmo em casos mais simples é recomendado à visita a um especialista, somente ele poderá dar as recomendações corretas sobre o procedimento a ser seguido. O diagnóstico é rápido e pode ser realizado por meio do exame físico. O médico pode recomendar o uso de antibióticos tópicos ou orais, também pode realizar uma drenagem cirúrgica.

Recomenda-se que o especialista seja procurado rapidamente caso um desses sintomas aconteça:

  • O furúnculo surgir no rosto
  • Crescer muito rápido e ser extremamente dolorido
  • Causar febre
  • Não cicatrizar em até duas semanas
  • Ser muito grande

Dicas para evitar

Cuide da higiene pessoal, sempre lave bem as mãos e o lugar afetado pela infecção. Lembre-se de não coçar o local da lesão e de usar curativos nos ferimentos. Também, procure evitar roupas justas e que dificultem a evaporação do suor. E o mais importante, nunca esprema um furúnculo, isso pode piorar o quadro de inflamação.

 

Texto: Michele Custódio/Colaboradora

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência