Remédios: 5 perguntas e respostas sobre o assunto

É provável que você tenha dúvidas sobre a maneira correta de usar os remédios. Pensando nisso, trouxemos 5 perguntas e respostas sobre o assunto!

None
Foto: iStock e Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/12/2016 às 12:53
Atualizado às 12:56

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os remédios devem ser tomados sempre com prescrição médica. Contudo, mesmo assim, é bem provável que você tenha dúvidas sobre a maneira correta de usá-los. Pensando nisso, trouxemos 5 perguntas e respostas sobre remédios para melhorar sua qualidade de vida. Que tal conferir?

homem oculos olhando rotulo remedio

Foto: iStock .com/Getty Images

1. Os remédios devem ser ingeridos antes ou depois das refeições?

Alguns têm melhor efeito quando absorvidos com o estômago vazio. Outros são muito agressivos à mucosa estomacal e a comida serve como proteção. “Cada medicamento tem uma recomendação, por isso, a importância da orientação médica”, avisa a farmacêutica Flávia Kavalec.

2. Como conservar corretamente os medicamentos?

Na embalagem, frasco ou caixa consta a temperatura de armazenamento do medicamento, seja em temperatura ambiente (até 25º.C) ou refrigerado (entre 2º e 8ºC). Evite armazená-los em lugares úmidos como banheiros. Mantenha-os sempre longe de crianças e separados de outros produtos.

3. O que fazer com remédios que sobram?

“Medicamentos que se encontram dentro do prazo de validade podem ser levados para um posto de saúde municipal”, recomenda.

• Atenção para os medicamentos como xaropes, soluções e colírios: em geral, o prazo de validade após a abertura diminui e, em alguns casos, não ultrapassa 15 dias.

• Os remédios que já estão vencidos devem ser descartados em lixo químico apropriado. Procure encaminhá-los a uma unidade de saúde mais próxima ou informe-se sobre a coleta seletiva de resíduos químicos na sua cidade.

maos remedios comprimidos coloridos

Foto: iStock e Getty Images

4. Eles podem ser consumidos com sucos ou leite?

De modo geral, os medicamentos devem ser tomados com um copo grande de água (200ml). “No entanto, se há indicação de que se tome junto com as refeições, não há restrição ao tipo de bebida, desde que não tenha nenhuma quantidade de álcool”, alerta a especialista.

5. Há problema em partir, triturar ou mastigar o remédio para facilitar a ingestão?

“Sim. Os comprimidos e as cápsulas só devem ser quebrados, mastigados ou cortados com orientação de um profissional, sob o risco de anular o efeito no organismo”, esclarece a farmacêutica. Já as drágeas devem ser absorvidas no intestino e, para passarem intactas pelo estômago, recebem diversos tipos revestimentos. “Se o paciente quebra a drágea, ela será absorvida no estômago e perde parte da sua função”, complementa.

Texto Redação Alto Astral

Consultoria Flávia Kavalec, farmacêutica

LEIA MAIS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.