Connect with us

O que você está procurando?

Pedra no rim é um problema que pode ser evitado por meio da alimentação e da ingestão de água regularmente. Confira os sintomas!
- FOTO: Shutterstock.com

Pedra no rim: entenda o que pode causar esse problema!

Pedra no rim é um problema que pode ser evitado por meio da alimentação e da ingestão de água regularmente. Confira os sintomas!

O cálculo renal, popularmente chamado de pedra no rim, pode ser citado como a 3ª causa de doença que acomete o sistema urinário. “Os rins são os órgãos que eliminam, através da urina, as impurezas do nosso organismo, algumas destas sob a forma de cristais, bem pequenos, mas que em determinadas situações podem se juntar e aumentar”,  explica a nefrologista Cláudia Goroni. Alguns desses cálculos passam despercebidos, porém, outros podem adquirir um tamanho que força a obstrução do fluxo da urina, machucando na medida em que eles se movem.

 

ilustração de pedra no rim

FOTO: Shutterstock.com

Como eles se formam?

A formação das pedras no rim depende de vários fatores. Independentemente do tipo de cálculo, estes se relacionam às variações na concentração de urina, por maior eliminação de elementos que formam cálculos. Existem pedras constituídas por várias substâncias, por exemplo, de cálcio, que ocorre quando há maior eliminação de cálcio na urina, de ácido úrico que se relacionam a pouca ingestão de líquidos ou a uma dieta com muita proteína.

Sintomas

Segundo o urologista Carlo Passerotti, pedra no rim não causa dor quando está parada no rim. Mas quando obstrui a saída da urina, a história é diferente, pois há um acúmulo do líquido e aumento da pressão na via excretora. Isso causa uma forte dor lombar do tipo cólica, que pode irradiar para a região do quadril, face interna da coxa, testículos ou grandes lábios e costuma estar associada a náuseas e vômitos.

Leia também: 

Fígado pode ser protegido dos efeitos nocivos do álcool

Chá de hibisco ajuda a reduzir gordura no fígado

Estômago protegido: confira 4 alimentos que possuem essa função!

Consultoria Carlo Passerotti, urologista; Cláudia Goroni, nefrologista

Advertisement

Estilo de vida

Atividades físicas devem fazer parte da rotina do diabético, porém precisam de uma carga extra de atenção. Confira quais os cuidados necessários!

Estilo de vida

A leucemia é uma doença maligna do sangue, um tipo de câncer, que tem como principal característica o acúmulo de células jovens na medula óssea.

Estilo de vida

Para fugir das pedras no rim, a melhor solução é se preocupar com a alimentação. Isso mesmo, você precisa se atentar ao que come. Veja algumas dicas!

Estilo de vida

O estresse é uma alteração do organismo quando as pessoas estão diante de algo muito novo ou extremamente desgastante; saiba como evitar o exagero desse sentimento.

Estilo de vida

Você não precisa ir à um estúdio para praticar yoga! Veja os equipamentos necessários e escolha seu lugar preferido: casa, parque, praia... você decide!

Estilo de vida

Para manter uma refeição saudável é preciso seguir um cardápio. Por isso, consulte um profissional que lhe dará instruções. Confira algumas dicas!

Estilo de vida

Vegetarianos costumam seguir um cardápio bem diversificado. Para que o organismo não sinta falta de nada, saiba quais são os nutrientes essenciais!

Estilo de vida

Para sua falta de sono ser considerada um distúrbio de insônia, são necessários exames clínicos. Confira como é feito o diagnóstico!