ESTILO DE VIDA

Organização pessoal pode influenciar a perda de peso

A bagunça no dia a dia está atrapalhando a sua dieta? Confira as dicas de nutricionistas, personal organizers e psicólogos e faça diferente!

None
Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/05/2016 às 10:55
Atualizado às 12:21

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quando se está numa dieta, a organização pode ser uma grande aliada. Mas, segundo a personal organizer Natalia Zanardi Ortiz, instrutora da OZ! Organize Sua Vida, a proposta vai muito além de seguir horários e fazer refeições regradas dentro de um cardápio, ou mesmo manter a despensa em ordem e não cometer excessos aos finais de semana. Trata-se de uma postura mental que pode te levar definitivamente ao sucesso com a balança. Confira!

Organização pessoal ajuda na perda de peso

Shutterstock Images

Aceite a mudança

Tudo começa pela organização da mente e aceitação. “O profissional leva os procedimentos, mas é a própria pessoa que tem que manter a organização e ser disciplinada, incorporar o hábito de organizar. Assim, ela não boicotará o compromisso que assumirá com a balança, com o próprio corpo”, ressalta a personal organizer. Renata Migueis, nutricionista do Vigilantes do Peso, completa: “A rotina e os costumes, quando estão alinhados com os objetivos, ajudam na motivação e na sustentação das metas”.

Mas, para isso, é preciso considerar quais são os seus objetivos e ter a certeza de que só depende de você para alcançá-los. “Não adianta tentar emagrecer pelas exigências externas ou porque tem um casamento para ir daqui a dois meses. Comportamento e atitudes só são transformados quando visualizamos a real finalidade da mudança no nosso dia a dia, ou seja, quando vemos vantagens e aplicabilidade no nosso cotidiano”, pontua Renata Casemiro, psicóloga do Vigilantes do Peso.

SAIBA MAIS

3 atividades que ajudam a emagrecer e você nem sabia
Como mudar de hábitos e emagrecer de vez!
Transforme o seu jeito de fazer dieta e emagreça!

Foque na qualidade

Onde estão depositadas as suas expectativas com a balança? Segundo Natalia Zanardi Ortiz, ao criar procedimentos para chegar a um objetivo, é preciso esquecer o imediatismo e focar na qualidade do que se faz. “Aquele que quer tudo rápido é o que mais demora pra chegar onde quer”, considera. “Para que a conquista do peso ideal seja sustentável e duradoura, ela não deve ser rápida e imediata, pois a perda de peso envolve muito mais do que o emagrecimento: o corpo precisa se adaptar ao novo peso e ajustar processos fisiológicos, e é preciso que o indivíduo mude hábitos e adapte rotinas – tudo isso requer tempo e conscientização”, enfatiza Renata Migueis. Portanto, valorize as pequenas conquistas e não apenas a redução dos números na balança.

Mulher saudável bebendo suco natural de laranja

Shutterstock

Organize seu tempo

Você já deve ter ouvido falar que pular refeições engorda. Mas sabia que comer de forma apressada também? E o mesmo acontece se você se alimentar na frente da TV, investir em lanches calóricos ou comidas industrializadas porque não deu tempo de preparar ou não se organizou para o supermercado. Até mesmo deixar a despensa desorganizada, manter roupas “largas” no armário e não dedicar um tempo a si mesma podem resultar no ganho de peso.

A nutricionista Karina Gouvêa dá a dica: “Primeiro você precisa fazer um cardápio para a sua casa, com todas as refeições que serão feitas. Então, será capaz de montar uma lista de compras realmente funcional”. Além disso, quando for ao supermercado, leve a lista de compras e não vá com fome ou com pressa. “Isso faz com que você vá com foco no que precisa e quer comprar, sem deixar que outros fatores lhe atrapalhem na hora de decidir o que colocar no carrinho”, lembra.

E, considerando que o peso é somente uma das medidas que existem na vida, fica mais fácil chegar às metas traçadas quando tudo ao redor também está em ordem. Segundo a psicóloga Renata Casemiro, estar de bem com a vida nos mais diversos setores contribui para um emagrecimento eficaz. “Quando nos olhamos e nos cuidamos, a paz com a balança tende a vir de uma forma mais natural, já que conseguimos organizar não só o prato, mas se dar o prazer de assistir à novela predileta ou brincar com os filhos”, reflete.

Texto: Larissa Faria | Consultoria: Karina Gouvêa, nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento de Vitória (ES), (27) 99225-2951; Natalia Zanardi Ortiz, personal organizer e instrutora da OZ! Organize Sua Vida; Renata Casemiro, psicóloga do Vigilantes do Peso; Renata Migueis, nutricionista do Vigilantes do Peso