Musculação na terceira idade: é prejudicial à saúde ou não?

Muitos questionamentos rodeiam a musculação na terceira idade, afinal, essa fase da vida, as vezes, pode implicar em uma série de problemas. Leia a matéria abaixo, onde o educador físico explica um pouquinho mais sobre esse assunto!

- Musculação na terceira idade faz bem para a saúde! FOTO: Shutterstock.com

A terceira idade é vista, muitas vezes, como um período em que deve-se ficar mais sossegado e tranquilo. Porém, muitos estudos dizem ao contrário! Afinal, quem não quer chegar aos 60 anos com saúde e disposição? Para continuar com uma boa qualidade de vida e alcançar ainda mais a longevidade, o educador físico e fisiculturista, Marcelo Santana, quebra o mito da musculação na terceira idade!

Pode ou não pode?

Está liberado! Marcelo explica, “A musculação pode oferecer boas condições de vida, prevenir problemas nas articulações, evitar quedas por falta de equilíbrio e sustentação, ganho de massa muscular ou manutenção, metabolismo saudável e disposição para brincar com os netos. O treino de musculação promove resultados de médio à longo prazo e faz com que não precise de medidas radicais em treinos. Basta ter regularidade e deixar acontecer”.

Musculação na terceira idade: ajuda a prevenir diversas doenças

Chegue aos 65 anos com mais disposição e qualidade de vida! FOTO: Shutterstock.com

Além disso, ele completa falando sobre mais uma dúvida: as contraindicações. “Não existe exercício contraindicado, existem pessoas contraindicadas para tal exercício e isso não depende de idade. Da mesma forma que um adolescente não é um miniadulto ao malhar, na terceira idade, caso a pessoa nunca tenha praticado musculação, o idoso não é nenhum jovem em seu auge. Mas, asseguro que se você frequentar parques, praias ou andar em um simples shopping vai perceber que muitos idosos e idosas estão se cuidando, principalmente com o corpo esteticamente harmonioso, preservando uma boa postura”.

Doenças que podem ser prevenidas

Musculação na terceira idade: combate doenças cardiovasculares

Previna-se da osteoporose com a musculação na terceira idade. FOTO: iStock.com/Getty Images

 

Junto com a alimentação, as atividades físicas são a melhor maneira de afastar os problemas de saúde que podem aparecer e manter-se no peso ideal! A obesidade é um dos principais fatores que causam doenças sérias, como os problemas cardiovasculares – infarto e AVC – e diabetes. Além disso, os exercícios fortalecem os músculos e afastam a osteoporose, problema que afeta grande parte das mulheres na terceira idade.


“A pessoa sedentária tem 40% mais probabilidade de sofrer um infarto e a inatividade física está associada a 35% de todas as doenças cardiovasculares fatais, 50% dos derrames e 37% das mortes por cânceres”, Mário Pozzi, professor e avaliador físico.


 

Texto: Rebecca Crepaldi/Colaboradora | Consultoria: Marcelo Santana, educador físico e fisiculturista; Mário Pozzi, professor e avaliador físico.

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência