Connect with us

O que você está procurando?

Você já teve uma experiência que, só de lembrar, fica sem palavras para descrever? Saiba como esses momentos fascinantes da vida beneficiam seu cérebro
- Foto: Shutterstock.com

Viver momentos fascinantes deixa o cérebro mais afiado, aponta estudo

Você já teve uma experiência que, só de lembrar, fica sem palavras para descrever? Saiba como esses momentos fascinantes da vida beneficiam seu cérebro

Pare tudo por alguns segundos e pense: quando foi a última vez que ficou deslumbrada com algo? Seja uma paisagem que viu durante uma viagem ou uma música que fez os pelos do braço arrepiarem, vivenciar momentos fascinantes pode ser um bom hábito para o cérebro. Foi o que sugeriu um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, publicado na revista Slate Magazine.

A professora de psicologia Michelle Lani Shiota explica que, em um dos experimentos realizados, sua equipe pediu a universitários – metade sob o efeito de lembranças fascinantes e outros com apenas memórias positivas – para ler um artigo do jornal da faculdade. O texto falava sobre a proposta da obrigatoriedade de um exame para que os alunos concluíssem a graduação – o projeto é visto como negativo por grande parte dos jovens. Para metade dos participantes, foi apresentado um artigo com argumentos fortes sobre a proposta, enquanto para a outra parcela um texto com premissas fracas.

Como resultado, os pesquisadores perceberam que aqueles com somente boas lembranças na mente foram persuadidos mais facilmente. Já os estudantes que recordaram momentos fascinantes se mostraram bem mais críticos em relação à argumentação do artigo, sendo convencidos apenas pelos pontos mais fortes.

Segundo a psicóloga Renata Bento, quando se vive esse tipo de situação, é como se áreas do cérebro não acessadas antes fossem percorridas. “Como se, por meio do que é visto externamente, encontrasse algo do próprio sujeito que anteriormente estava ‘escondido’ dele mesmo. Por isso, pode se dizer que o cérebro e a mente ficaram mais ‘afiados'”, elucida a especialista.

Então, conforme o grau de excitação aumenta, neurotransmissores que geram sensação de bem-estar, ânimo e disposição, como a adrenalina, são liberados. Desse modo, como explica a analista comportamental Vanderleia Boing Nienkotter, “elevar o número de ativações de conexões cerebrais fará com que o cérebro fique mais ligado e afiado, com maior percepção para as coisas ao seu redor”.

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e comente sobre o momento mais fascinante que já vivenciou!

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Giovane Rocha – Consultorias: Renata Bento, psicóloga especialista em criança, adulto, adolescente e família e psicanalista; Vanderleia Boing Nienkotter, farmacêutica, coach e analista comportamental.

Advertisement

Receitas

Confira esta receita especial de bolo de fubá com requeijão! Os ingredientes são baratos e fáceis de conseguir! É imperdível!

Estilo de vida

Para quem tem intolerância à substância, os leites vegetais são excelentes maneiras de obter nutrição, sabor e bem-estar diariamente. Confira 9 opções!

Receitas

Confira o modo de preparo deste bolo caipira de mandioca com goiabada! É coberto com uma calda cremosa de dar água na boca!

Receitas

Faça hoje mesmo na sua casa esta receita única de bolo gelado de nozes com calda cremosa! Além de ser deliciosa, rende 8 porções!

Receitas

Confira esta receita de pão de forma caseiro, que além de ficar extremamente fofinho, é uma opção muito fácil para fazer para toda a família em casa!

Receitas

Confira esta receita de torta de frango e milho cremosa de liquidificador, que além de ficar uma delícia, é uma opção prática para o lanche ou jantar!

Entretenimento

Em entrevista, Michel Teló ainda falou sobre as gravações do The Voice Brasil e sobre o lançamento de seu novo DVD. Confira!

Estilo de vida

Tendência no mundo digital, a #gratidão se popularizou e levantou o debate: é possível manter intacto o verdadeira significado dessa virtude?