Quais os melhores e os piores tipos de sucos dos mercados?

De caixinha, em pó, polpa ou concentrado? Entenda quais os melhores e os piores tipos de sucos que estão disponíveis nos mercados!

- Foto: iStock.com/Getty Images

Apesar dos sucos serem uma delícia e darem uma forcinha no processo de emagrecimento, eles possuem um ponto fraco: demandam tempo e alguns utensílios para serem preparados. Infelizmente, nem sempre temos em mãos um liquidificador quando chega a hora de consumi-los. Para completar, também não é indicado preparar uma grande quantidade de suco para tomar ao longo do dia ou mesmo deixar as frutinhas previamente picadas, já que seus nutrientes se perdem quando expostos ao oxigênio durante muito tempo. Mas antes de encarar os prontos vendidos nos mercados, fique atenta às nossas dicas para não cair em armadilhas e confira os pontos positivos e negativos de todos os tipos de sucos que estão nas prateleiras dos mercados.

mulher no supermercado olhando suco de caixinha

Foto: iStock.com/Getty Images

Suco em pó

Independente se você está de dieta ou não, essa é a pior opção entre os tipos de suco encontrados nos mercados. Além de possuírem uma formulação totalmente química, com excesso de corantes e conservantes, os sucos em pó também não possuem vitaminas e minerais. “Para completar, muitos possuem açúcar ou adoçante do tipo aspartame em excesso. Quando consumidos exageradamente, eles podem desencadear reações alérgicas, cáries e problemas digestivos”, destaca Fernanda Machado Soares, nutricionista.

Polpa congelada

É uma ótima opção para quem não tem tempo de preparar um bom suco no dia a dia. Como a quantidade de nutrientes perdidos no processo de congelamento é insignificante, ela preserva boa parte das vitaminas e minerais da fruta. “Em contrapartida, o valor calórico é razoável, visto que a polpa não apresenta a concentração de fibras que existe na fruta inteira. São as fibras que reduzem a absorção da frutose, o açúcar da fruta, para a corrente sanguínea”, explica a profissional.

Suco em caixinha

Longe de ser um dos melhores tipos de sucos, as bebidas em caixinha também não possuem apenas desvantagens. Por serem embaladas em tecnologia tetra pak, uma parte das vitaminas e dos minerais são preservadas. Os conservantes, apesar de existirem também , costumam ser menores. Em contrapartida, o excesso de açúcar, adoçantes e outros aditivos são uma realidade a ser encarada. “Assim como ocorre com os sucos em pó, seu uso deliberado pode desencadear alergia alimentar ou problemas intestinais”, lembra a profissional. Devido ao excesso de açúcar, não é raro o valor calórico desse tipo de suco pronto ser maior do que aqueles feitos com frutas naturais. Por esse motivo, a dica é trocar as versões convencionais pelas bebidas diet ou light, que são menos calóricas.

Suco concentrado

Assim como ocorre com a polpa congelada, o suco concentrado possui praticamente os mesmos nutrientes que a fruta in natura. Seus benefícios, entretanto, estão relacionados a sua praticidade. “Ao contrário da polpa congelada, não é necessário descongelar o suco concentrado ou utilizar o liquidificador durante o seu preparo”, acrescenta Fernanda Machado Soares. Uma segunda vantagem do suco concentrado é seu custo e benefício: entre os tipos de sucos, ele é o que rende mais e é também mais barato que as polpas (geralmente vendidas em unidades) e rendem muito mais.

LEIA TAMBÉM

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Fernanda Machado Soares, nutricionista do Rio de Janeiro

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência