Quem olha uma linhaça não imagina todo o bem que ela pode fazer à saúde. Descubra todo o potencial dessa maravilhosa sementinha!
por Redação Alto AstralPublicado em 13/01/2017 às 13:08 Atualizado às 13:06
Famosa, saudável e poderosa: essa é a linhaça, semente que vem sendo tema de pesquisas devido aos diversos benefícios que proporciona à saúde. Versátil, o alimento tem o sabor semelhante ao de castanhas. Incluir a linhaça no cardápio diário pode garantir proteção ao coração, prevenção contra o câncer, fim da prisão de ventre e até perda de peso. Basta uma pequena quantidade, todos os dias, para fortalecer o organismo. Está esperando o que para se render às vantagens dessa sementinha?
Foto: Shutterstock
A linhaça pode ser encontrada em sementes inteiras, farinha e óleo. “É diferente consumi-la na forma de sementes e na forma de óleo. Isso porque, quando consumimos a semente, estamos ingerindo fibras e ácidos graxos. No óleo, esses ácidos graxos estão concentrados”, explica a nutricionista Lilian Speziali. Antes de inclui-la em suas refeições diárias, confira as propriedades de cada versão.
Se você não sabe qual versão escolher, varie! “A diferença na composição nutricional das duas variações da linhaça é muito discreta”, afirma Danielle.
Quem não está acostumado a consumir linhaça pode começar aos poucos, com 1 colher (sobremesa) por dia. Grandes quantias de linhaça não significam maiores benefícios, pelo contrário. “Não há contraindicação para o seu consumo, porém, em excesso, pode prejudicar a absorção de vitaminas e minerais e causar flatulência (gases), como todo alimento rico em fibras”, alerta a nutricionista Danielle de Miranda.
O recomendado é ingerir 2 colheres (sopa) diariamente, para obter todos os benefícios das sementes. “Para um melhor aproveitamento, o ideal é triturar a semente em liquidificador e depois guardá-la na geladeira, para que não sofra o processo de rancificação. A recomendação é que seja armazenada em um recipiente escuro, com tampa, por até 3 dias”, indica a nutricionista Lilian Speziali. Procure triturar pequenas quantidades de sementes, para consumir em pouco tempo.
Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Danielle Araújo de Miranda e Lilian Speziali, nutricionistas
LEIA TAMBÉM: