Linhaça atua contra o colesterol alto e favorece a saúde!

Não é segredo que uma alimentação saudável é fundamental para a manutenção da saúde, mas você sabia que a linhaça atua contra o colesterol alto? Confira!

None
A linhaça atua contra o colesterol alto e reduz o risco de diversas doenças. FOTO Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/02/2018 às 13:03
Atualizado às 12:17

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O colesterol é uma gordura que se encontra ligada a proteínas e que está presente na corrente sanguínea, atuando na cicatrização e em reservas energéticas, formando uma camada gordurosa.  Dessas proteínas, as mais famosas são a LDL (colesterol ruim) e o  HDL (a versão benéfica). Apesar de ser uma substância essencial à saúde, quando está desregulada, alguns problemas podem surgir! Uma boa alternativa para manter suas taxas sob controle é consumir alimentos saudáveis. Quer um exemplo? A linhaça atua contra o colesterol alto e, com isso, afasta diversas doenças. Vem saber mais!

O vilão

Segundo a nutricionista Catarina Quirino de Freitas Stocco, as consequências do colesterol elevado, somado a outros fatores de risco (como obesidade, hipertensão arterial, diabetes e hábito de fumar), são fatores que podem levar a infarto agudo ou morte súbita. A especialista explica que o controle deve ser feito, principalmente, por meio da obtenção e manutenção do peso adequado.

“É necessário também o desenvolvimento de ações de educação em saúde, com foco na educação nutricional e no estímulo ao exercício físico, iniciadas ainda nas escolas, que poderiam ser reproduzidas pelas crianças em casa, contribuindo assim para um melhor estado de saúde da família como um todo”, explica a profissional.

variações da linhaça

A linhaça pode ser consumida em forma de óleo, sementes ou farinha. FOTO: Shutterstock.com

Nada melhor do que a alimentação

Para fugir do famosos colesterol alto, você pode contar com o auxílio de alimentos poderosos, como a linhaça. Em sua forma natural, em farinha, em óleo ou em cápsulas, ela só não pode ficar fora de sua dieta. “A linhaça é um alimento fora do comum. É uma semente rica em vários nutrientes, que trazem diversos benefícios ao organismo”, explica a nutricionista Fernanda Granja.

A linhaça é repleta de fibras solúveis e insolúveis: as primeiras, em contato com água durante a digestão, formam um gel viscoso que reduz a absorção de gorduras e açúcares pelo organismo, equilibrando o colesterol e a glicemia. Também ocupam parte do estômago, prolongando a sensação de saciedade e, por isso, é uma ótima aliada do emagrecimento. Portanto, sem dúvida: a linhaça atua contra o colesterol alto!

Dica

Como você já viu, a linhaça atua contra o colesterol alto, mas, para garantir que todas as suas propriedades tornem-se realmente eficazes, anote as dicas a seguir.

* No mercado, escolha as sementes inteiras em vez da farinha pronta.

*Na hora de consumir, triture no liquidificador apenas a quantidade a ser consumida no momento. Se armazenada como farinha, a linhaça perde seus nutrientes em contato com o ar e a luz.

*Se as sementes forem consumidas sem trituração, o organismo tem dificuldades de digerir suas cascas.

Consultoria Catarina Quirino de Freitas Stocco e Fernanda Granja, nutricionistas

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.