ESTILO DE VIDA

Leite materno pode conter adoçantes artificiais. Confira!

Segundo estudo recente, o leite materno pode conter altos índices de adoçantes artificiais não-nutritivos. Entenda mais sobre o assunto!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/01/2017 às 13:29
Atualizado às 13:04

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Um grupo de pesquisadores do National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Disease, sob o comando da Dra. Kristina Rother, mostrou que alguns adoçantes artificiais não-nutritivos (NNS) estão presentes no leite materno. A equipe coletou amostras de leite materno de 20 mães voluntárias, independentemente de serem ou não usuárias frequentes de NNS.

mulher amamentando

Foto: iStock.com/Getty Images

Os adoçantes artificiais sacarina, sucralose e acesulfame estavam presentes em 65% das amostras, enquanto que o aspartame não foi detectado. Antes desse estudo, a sacarina era o único NNS reportado como presente no leite em usuárias desse produto. Esses novos dados mostram que vários tipos de NNS podem passar para o leite.

mulher amamentando

Foto: iStock.com/Getty Images

Os investigadores também descobriram que 66% das mulheres que não estavam fazendo uso de NNS também apresentaram níveis detectáveis de NNS no leite materno sugerindo, assim, que muitas pessoas não têm conhecimento de que adoçantes artificiais possam estar presentes em vários alimentos e bebidas que consomem.Pesquisas adicionais serão feitas para determinar se a exposição a NNS via leite materno pode afetar os bebês. Esse achado representa um desenvolvimento importante sobre esse assunto.

Leia também: