ESTILO DE VIDA

Excesso de junk food pode comprometer o paladar

Quem ingere em excesso alimentos industrializados, como junk food, tende a perder o interesse por alimentos saudáveis, sabia?

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/08/2016 às 19:50
Atualizado às 21:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem come alimentos industrializados em excesso, os chamados de junk food (que são pobres em nutrientes e ricos em gorduras e açúcar), tende a perder o interesse por alimentos saudáveis. Não acredita? Veja o por quê!

junk-food-afeta-o-paladar

FOTO: Shutterstock

Saiba mais!

Os 10 mandamentos da boa alimentação infantil

Dicas de alimentação para rejuvenescer o cérebro

Vantagens de manter uma alimentação equilibrada

Resultados da pesquisa

Os pesquisadores da Universidade de New South Wales, na Austrália, descobriram que uma dietacom baixo valor nutritivo provoca mudanças duradouras nas áreas do circuito de recompensa do cérebro, responsável pela sensação e pelo prazer, e no córtex orbitofrontal, que corresponde a tomada de decisões.

O experimento envolveu ratos que associavam o consumo de cereja e de uva a sons distintos. Os ratos saudáveis, criados com uma dieta balanceada, não respondiam aos sinais se tivessem exagerado no consumo das frutas. Esse mecanismo próprio dos animais protege contra excessos e é responsável por promover uma dieta saudável e equilibrada, estimulando o organismo a buscar novas fontes de nutrientes.

Mas após duas semanas expostos a alimentos calóricos, como pizza e bolo, o peso dos ratos aumentou em 10% e se tornaram indiferentes nas suas escolhas alimentares, desprezando o som advertindo sobre o gosto exageradamente familiar, ou seja, eles não se interessaram em variar a dieta.