Higiene do sono: 9 dicas para dormir como um anjinho

Higiene do sono trata-se da adoção de hábitos saudáveis capazes de proporcionar um descanso regular e uma boa noite de sono

None
Foto: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/08/2017 às 17:00
Atualizado às 14:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já ouviu falar de higiene do sono? Diferente do que estamos habituados, higiene não se refere apenas à hábitos limpeza, mas também pode ser um conjuntos de atitudes para garantir descanso e sono de qualidade. Essas regras devem ser seguidas diariamente para garantir uma recuperação total do corpo.

O organismo necessita de 7 a 8 horas de sono para se restabelecer por completo. “Quando não mantemos esses hábitos, podemos desenvolver um sono irregular e de baixa qualidade. Muitas vezes, entramos apenas nas primeiras fases do sono, ou seja, um sono superficial”, explica a médica Aliciane Mota.

Estudos do Instituto do Sono apontam que 63% dos brasileiros tem algum problema relacionado ao sono. Sendo que noites mal dormidas trazem consequências que podem atrapalhar a rotina, como sonolência diária e impacto nas atividades que são desenvolvidas no dia a dia.

Evite cochilos muito longos na parte da tarde.

Evite cochilos muito longos na parte da tarde. FOTO: Shutterstock

Outra atitude da higiene do sono é evitar cochilos longos durante o dia, não deixando que eles ultrapassem o período de 1 hora. Mas as sonecas não precisam ser abolidas dos seus hábitos, o ideal é que depois do almoço se durma de 15 a 30 minutos. E se você deseja ter uma boa noite de sono, nada de levar eletrônicos para cama! “Entre os maus hábitos mais comuns estão o uso de eletrônicos em geral, como celular; assistir programações de TV que ativem seu raciocínio, filmes de ação e suspense, por exemplo; além de navegar na internet quando já está na cama. E nada de levar trabalho para o quarto!”, explicita a especialista.

A alimentação também entra nos hábitos que ajudam a melhorar o descanso. Lembre-se de evitar bebidas alcoólicas e estimulantes como café, chá preto e refrigerantes ao entardecer e a noite. Sempre preferir fazer refeições leves e que não comprometam o sono. Outro hábito saudável que está diretamente ligado à hora de dormir, é a atividade física. Os exercícios diminuem as quebras que ocorrem durante o sono e ajudam o corpo a entrar em um estado de descanso profundo.

A especialista do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (IBORL), Aliciane Mota, ainda completa com mais 9 dicas de higiene do sono para ter uma noite de descanso perfeita! Confira:

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Aliciane Mota, médica do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (IBORL) | Edição: Adriele Silva

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.