Estilo de vida

Glitter: quais são os impactos para o meio ambiente?

Na hora da folia, o glitter deixa tudo muito mais bonito. Mas você sabe o que acontece quando ele é descartado e entra em contato com o meio ambiente?

O problema do glitter está justamente no descarte desse material - Shutterstock

Domingou, né? Hoje é apenas o segundo dos quatro dias de Carnaval, ou seja, ainda há muito o que celebrar pela frente! Vale lembrar: as comemorações na rua estão proibidas, viu!? Mas se você vai passar esses dias apenas com membros da família, tá liberado.

Para isso, é comum que as pessoas tragam para a decoração de seus lares vários itens que lembrem ou deem uma vibe semelhante às comemorações de rua. Entre eles, o mais comum é o glitter que dá aquele toque especial em tudo!

Contudo, o glitter pode ser muito perigoso para o meio ambiente! O problema está justamente no seu descarte. Parece inocente, não é mesmo? Mas é só a aparência. 

Isso acontece porque o glitter é feito a partir do plástico e de alumínio. Depois de passar por várias etapas, ele é partido em várias micropartículas, que é como o conhecemos. E é aí que está: por conta do tamanho, o glitter não consegue ser filtrado pelos tratamentos do sistema de esgoto, fazendo com que seu destino final sejam os rios e oceanos.

Com isso, o glitter prejudica tanto a vida marinha (causando a morte de animais, plânctons e algas) como também aos seres humanos, – como animais marinhos acabam ingerindo essas partículas, o consumo de peixes pelos seres humanos também é afetado – o que pode vir futuramente causar danos a nossa saúde. 

Viu como não há nada de sustentável no glitter? Apenas um potinho pequeno já é capaz de prejudicar muitas espécies marinhas e pessoas que consomem o que vem do mar. 

Versão ecológica do glitter:

Esse assunto pode levar você a pensar que a versão biodegradável do glitter prejudica menos o meio ambiente, não é mesmo? Pois é! Porém as coisas não funcionam bem assim... Ele é tão prejudicial quanto o glitter comum. Várias pesquisas conseguiram comprovar que mesmo com compostos diferentes, o glitter biodegradável possui efeitos semelhantes. Ou seja, prejudica tanto quanto sua versão normal.

Afinal, quais são as opções de brilhos que não prejudicam o meio ambiente?

Se você é do tipo de pessoa que não abre mão do brilho, existem duas opções viáveis: o pó de mica e o glitter comestível. Veja as explicações abaixo:

  • Pó de mica: o pó de mica é um derivado de minerais naturais que são bem brilhantes e possuem cores que podem ser encontradas no meio ambiente. Inclusive, ele é muito utilizado na produção de maquiagens e sabonetes;
  • Glitter comestível: outra recomendação de glitter sustentável é o glitter comestível. Por ser feito para a alimentação, eles são biodegradáveis de verdade, prejudicando menos o planeta Terra.

Essas são maneiras de curtir esse Carnaval de forma mais consciente e utilizando materiais que não prejudiquem o meio ambiente. E aí, curtiu a ideia?

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência