Farinhas funcionais para substituir a de trigo

As farinhas feitas a partir de alimentos como banana verde, arroz e linhaça são boas alternativas para quem tem intolerância ao glúten.

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/07/2016 às 19:29
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Existem pessoas que apresentam intolerância ou alergia ao glúten, substância encontrada em cereais como o trigo. Por isso, é preciso fazer algumas alterações no cardápio diário para garantir bem-estar e qualidade de vida.

Alguns dos ingredientes mais lembrados por quem tem a doença celíaca são as farinhas brancas e as feitas com pão, que contêm glúten, pois são preparadas a partir do trigo. Pensando nisso, que tal conhecer algumas opções de farinhas livres dessa substância?

Farinhas alternativas podem ser feitas com alimentos como banana verde

FOTO: Shutterstock Images

Farinhas especiais

De banana verde: “É uma rica fonte de potássio, fósforo, magnésio, cobre, manganês e zinco, sendo ótima para a saúde dos ossos, a fertilidade e a imunidade. Mas a propriedade principal da farinha de banana verde é o amido resistente, o qual é similar à fibra alimentar que não é digerida nem absorvida pelo intestino delgado. Assim, no intestino grosso ele é fermentado, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para produção de bactérias benéficas do nosso intestino”, explica a nutróloga Andréa Pereira.

De arroz: por possuir uma digestão rápida e fácil, é um bom tipo de farinha para a preparação de alimentos para crianças, idosos ou pessoas que possuem desconfortos gástricos.

SAIBA MAIS:

Farinha de grão-de-bico é livre de glúten

Aprenda a fazer uma cuca de banana com farinha de soja preta

Conheça uma dieta antibarriga com farinha de maracujá e berinjela

De linhaça: rica em fibras, ajuda no controle do apetite, já que essas substâncias prolongam a sensação de saciedade. Também contém ômega-3, nutriente essencial para a proteção do cérebro e do coração.

Fubá: feito do milho, contém betacaroteno, substância antioxidante. Pode ser usado puro, no preparo de bolos ou misturado a outras farinhas, como a de arroz. Além disso, o fubá faz parte de pratos conhecidos, como a polenta.

Texto Paula Santana

Consultoria Andréa Pereira, nutróloga

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.