ESTILO DE VIDA

Tanto a falta quanto o excesso de água no organismo pode ser prejudicial

Beber água faz toda a diferença para a saúde e esse hábito não pode ser deixado de lado. Entretanto, o excesso e a falta desse líquido é prejudicial.

None
Foto: Mediaphtos

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/12/2016 às 13:09
Atualizado às 15:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Beber água faz toda a diferença na saúde e esse hábito não pode ser deixado de lado. No entanto, com a correria da rotina, é comum as pessoas passarem o dia sem ingerir o líquido e, quando se dão conta, bebem tudo de uma só vez. Os especialistas alertam que, além de não adiantar, pois o organismo tem uma capacidade limitada de absorção e aproveitamento de água, essa atitude também pode ser prejudicial.

mulher bebendo agua copo mesa madeira

Foto: Mediaphotos

“O ideal é ingerir 100ml a cada 30 minutos durante todo o dia”, pondera a nutricionista Carol Morais. E você, já bebeu essa quantidade na última meia hora? Saiba mais sobre a falta e o excesso desse líquido no corpo e os diferentes tipos de água para investir!

Fuja do excesso!

Como tudo em excesso faz mal, até a água não foge à regra. “Se um pessoa tomar, por exemplo, 4 litros de água por hora, ela pode ter hiponatremia, que é quando falta sal no sangue, podendo causar sérios problemas, como convulsão”, alerta a nutricionista Cinthia Julião. O consumo exagerado do líquido também pode causar uma maior diluição dos sais minerais presentes no sangue, além de eliminar substâncias importantes para o organismo.

copo agua

Foto: iStock.com/Getty Images

Não deixe faltar

Você já deve ter ouvido que a falta de água é prejudicial para o corpo humano. Mas saiba que a desidratação pode causar danos irreversíveis, como afetar a consciência, confusão na fala, fraqueza nos membros, hipotensão e taquicardia. Já a perda de 20% de água corporal pode resultar em morte!

Fique de olho nos sinais que seu corpo dá: “Urina concentrada, mudanças na pele, mucosas ressecadas, alterações na pressão sanguínea e circulatória podem ser sintomas de desidratação”, lista a nutricionista Greice Caroline Baggio. Beber água suficiente também fornece proteção contra o câncer de bexiga, próstata, mama e pedra nos rins.

Texto Redação Alto Astral

Consultoria Carol Morais, Cinthia Julião e Greice Caroline Baggio, nutricionistas

LEIA TAMBÉM: