Entrevista de emprego: a linguagem corporal diz muito sobre você

A linguagem corporal é nosso alicerce de comunicação, por isso é fundamental que, em uma entrevista de emprego, você saiba como se comportar.

None
FOTO: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/01/2016 às 16:20
Atualizado às 12:12

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Em uma entrevista de emprego, a linguagem corporal é muito importante: ela pode ser considerada o alicerce de qualquer comunicação de se queira fazer na vida. Mesmo de forma inconsciente, nosso corpo fala e dá sinais do que realmente estamos pensando, mesmo que estejamos dizendo o contrário. Na entrevista de emprego isso é essencial saber se comportar e demonstrar, não apenas com palavras e ações, mas com todo o nosso corpo o quanto desejamos a vaga.

Veja alguma dicas de como usar a linguagem corporal a seu favor na entrevista de emprego

Apresentação

Já no contato inicial, no aperto de mão, mostre que está preparada. Mantenha a postura firma, a coluna ereta e olhe nos olhos do avaliador. Essa primeira impressão irá abrir o precedente para que o entrevistador saiba que você não é uma pessoa que se intimida e está pronta para qualquer desafio que seja proposto.

Linguagem corporal: veja como agir em uma entrevista de emprego

FOTO: Reprodução

Braços cruzados

Nossa mente influencia o nosso corpo. As pessoas influentes são mais seguras de si e se arriscam mais. Essa postura é de quem não tem medo de entrar no jogo. Entre as pessoas fortes e fracas há diferenças também no nível hormonal: as pessoas fortes têm alto nível de testosterona (hormônio da liderança) e um nível baixo de cortisol (hormônio do estresse). Isto significa que são autoritárias, insistentes e, ao mesmo tempo, tranquilas e resistentes ao estresse.

Logo, não cruze os braços, isso mostra ao entrevistador que você não se sente confiante.

Linguagem corporal: veja como agir em uma entrevista de emprego

FOTO: Reprodução

Ansiedade

Evite se abraçar, balançar demais os pés e se mostrar desconfortável no ambiente. Aja como se aquele espaço em que está ocorrendo a entrevista já fosse seu, estufe o feito, sente de forma confiante com os pés plantados no chão e erga o rosto, mantendo-o como foco. Não tenha medo de se colocar na linha de fogo do entrevistado. Quem se arrisca vence!

Linguagem corporal: veja como agir em uma entrevista de emprego

FOTO: Reprodução

Proatividade

Mostre-se sempre pró-ativo e assuma uma postura de força para impressionar o avaliador. Se, em uma dinâmica de grupo, for proposto um jogo, não tenha medo de assumir a liderança. Não espere que peçam para que você se apresente, o faça por si mesmo. Claro, sempre mantendo a cordialidade e a gentileza, mas mostrando que está ali para vencer a disputa pelo emprego.

Acertos e Erros

Não tenha medo de errar pois o que está sendo avaliado, no momento, não é seu conhecimento sobre o assunto e sim a postura que você assume diante dos desafios propostos. Uma entrevista de emprego é um jogo de convencimento, quem se mostra mais dominante fica com a vaga.

Atualização: Denis Lira

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.