ESTILO DE VIDA

Sistema imunológico: entenda por que ele é tão importante!

Você saber por que seu corpo adoece? Entenda a relação do sistema imunológico com esse fato e como você pode mantê-lo forte e firme.

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/09/2016 às 19:08
Atualizado às 20:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O sistema imunológico é a primeira barreira qualquer doença encontra antes de se instalar no corpo. Por essa razão, ele precisa de manutenção diariamente. A melhor maneira para manter o sistema imunológico em dia é prestando atenção na alimentação, sabendo quais opções reforçam a qualidade da imunidade.

Carrinho de compras com alimentos, verduras, frutas, legumes

Foto Istock.com/Getty Images

Como funciona o sistema imunológico?

“O sistema é extraordinariamente complexo e funciona com barreiras à penetração de organismos estranhos, como pele e mucosas; presença de células capazes de engolir e digerir elementos estranhos e fatores derivados de outras células e que circulam pelo sangue, como os anticorpos, proteínas que reconhecem e se ligam a micro-organismos. Depois, um outro sistema, denominado complemento, destrói estes micro-organismos”, explica o imunologista Jacyr Pasternak.

anticorpos

Foto Shutterstock.com

O papel dos anticorpos

Seu nome já diz tudo, a função é combater “corpos estranhos”, que além de se instalar no organismo, buscam se multiplicar. “Anticorpos são proteínas produzidas em linfócitos e plasmócitos, células da medula óssea e do sangue, capazes de reconhecer e se ligar a micro-organismos que nos invadem. A função é exatamente se ligar a estes, sozinhos ou com auxílio de complemento e células, matar estes micro-organismos”, esclarece Jacyr.

Mulher, ginástica, fitness, atividades físicas

Foto Istock.com/Getty images

Sempre em alta

“A imunidade nos defende contra as agressões dos micro-organismos, incluindo os que coexistem no nosso tubo digestivo e na pele. Se ela é prejudicada, podemos ser invadidos por estes elementos”. Portanto, para que a saúde esteja sempre em ordem e não seja afetada por mecanismos invasores, é necessário afastar todas aquelas atitudes que colocam esta proteção natural em risco. A prática de atividades físicas regulares, tal como o exercício de pensamentos positivos e uma maior inclusão em ambientes sociais são atividades que colaboram para que o corpo e a mente absorvam momentos prazerosos, trazendo como resultado uma vida cheia de saúde e vitalidade, em todos os aspectos.

Saiba mais:

Saúde mental e sistema imunológico: entenda a relação!

Qual o papel da vitamina C no sistema imunológico?

Veja os benefícios da hidratação para a saúde de sua pele


Consultoria: Jacyr Pasternak, imunologista do Hospital Albert Einstein em São Paulo (SP)