ESTILO DE VIDA

Entenda o que é a concentração mental

A concentração é uma habilidade essencial para o ser humano, seja no trabalho, em uma brincadeira ou para atravessar a rua. Entenda como ela funciona

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/08/2016 às 19:39
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

De acordo com a psicanalista Cristianne Vilaça, a concentração mental pode ser definida como o ato de voltar toda atenção para um objeto, ideia ou situação específica, evitando, assim, que outras situações interfiram na atividade que se está realizando.

Para o psicólogo Thiago Sant’Anna, “é a habilidade de selecionar, focar e sustentar o direcionamento dos pensamentos, sendo importante porque nos permite realizar tarefas complexas, atingir objetivos mais difíceis e realizar sonhos”.

mulher focada - concentração

FOTO: Shutterstock Images

Manter-se focado é, entre diversas outras, uma função do cérebro. “Todo processo da concentração acontece na área do cérebro denominada córtex pré-frontal, responsável pelo planejamento de tarefas, execução de atividades cognitivas e comportamentos. Quando mantemos o foco ou o perdemos, esta área é ativada”, explica a psicóloga Sheila Molchansky.

Cada um tem um limite de concentração

Os níveis de concentração e de atenção são habilidades particulares de cada indivíduo, ou seja, variam de pessoa para pessoa. Por isso, enquanto algumas pessoas são capazes de se concentrar com maior facilidade em ambientes com barulhos, outras podem não possuir essa capacidade.

Para a psicanalista Cristianne Vilaça, isso acontece porque esses indivíduos “entendem a situação como algo que precisa ser decifrado e compreendido, e o fazem de uma forma lúdica, como uma criança que brinca e sente prazer em descobrir o brinquedo e em como ele funciona”.

Deve-se considerar, também, que cada pessoa possui habilidades específicas para lidar com as situações do dia a dia. “É importante conhecer os próprios limites. Se existe dificuldade para se concentrar, é necessário um ambiente calmo, um estado de relaxamento”, aconselha a psicóloga Cleunice Menezes.

Saiba mais!

Concentração e foco: conheça as diferenças

Concentração: saiba mais sobre essa habilidade

Texto e entrevistas: Jéssica Pirazza/Colaboradora – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: Cleunice Menezes, psicóloga e psicanalista; Cristianne Vilaça, psicanalista; Sheila Molchansky, psicóloga e sociopsicodramatista na policlínica Emílio Ribas e na Medmaster Saúde, ambas em Campinas (SP); Thiago Sant’Anna, psicólogo