Connect with us

O que você está procurando?

Tire algumas dúvidas sobre o emagrecimento rápido por meio de mitos e verdades. Descubra se tudo que dizem sobre o assunto, realmente é válido.
- Foto IStock.com/Getty Images

Emagrecimento rápido: mitos e verdades sobre ele!

Tire algumas dúvidas sobre o emagrecimento rápido por meio de mitos e verdades. Descubra se tudo que dizem sobre o assunto, realmente é válido.

Quando o peso está acima do normal, todo mundo quer emagrecer o mais rápido possível. E aí está o perigo, pois as pessoas acabam se sujeitando a algumas loucuras. Portanto, conhecer o próprio corpo, saber quais são os alimentos saudáveis e ideais e, ter o acompanhamento de um especialista são passos fundamentais para emagrecer com saúde. Para entender melhor esse processo, confira alguns mitos e verdades sobre o assunto!

Homem, fazendo abdominal, ginástica, fitness

Foto IStock.com/Getty Images

 

Exercícios abdominais queimam a gordura da barriga mais rápido.

MITO. A perda de gordura corporal é geral. Algumas pesquisas atuais têm mostrado uma maior utilização de gordura na região exercitada intensamente em relação ao corpo todo. Entretanto, são estudos novos e ainda não se pode afirmar isso. Por enquanto, é necessário colocar o músculo abdominal para treinar de verdade, como outro músculo corporal qualquer, com peso, respeitando séries, repetições e sobrecarga. Isso sim aumenta bastante a força desse grande músculo e melhora o perfil da pessoa.

Comer à noite engorda mais.

MITO. “O que importa é a quantidade de calorias que a pessoa ingere e queima”, afirma o endocrinologista Antônio Minuzzi. Existem indivíduos que são considerados “metabolicamente magros” e podem comer muito sem transformar o que ingerem em gordura. Os que não têm essa propensão devem sempre manter uma dieta regrada. De qualquer forma, para facilitar a digestão na hora do jantar e da ceia, opte por alimentos leves, como frutas, saladas, shakes e até mesmo um chá.

alimentos variados

Foto Shutterstock.com

 

Dá para emagrecer sem restringir os alimentos favoritos.

VERDADE. Entretanto, deve haver extrema moderação. Para quem precisa perder uma grande quantidade de peso, deve-se diminuir principalmente o açúcar, derivados da farinha branca, arroz branco e bebidas alcoólicas.

Homens emagrecem mais fácil em relação às mulheres.

MITO. O gasto calórico é igual para todos. No geral, o homem tem menos gordura que a mulher e mais massa muscular. “Se colocássemos homens e mulheres, com o mesmo perfil corporal, o gasto seria o mesmo. Mas as diferenças em força e em gordura podem fazer com que o homem tenha uma facilidade para perder peso”, esclarece o educador físico Mário Pozzi.

Obesos só emagrecem tomando remédios.

MITO. Alguns dos principais fatores para perder peso são os tratamentos comportamentais. “É preciso entender que o obeso deve mudar suas escolhas alimentares e fazer exercícios físicos diariamente”, informa o endocrinologista.

mulher fazendo suco

Foto Shutterstock.com

 

Comer muito em um dia e jejuar no outro engorda.

VERDADE. Sem contar que quem toma essa atitude pode ter problemas de saúde e imunidade. A dieta equilibrada é fundamental, sempre! É preciso alimentar-se regularmente e com porções balanceadas de carboidratos – de preferência, os complexos, presentes nos alimentos integrais, frutas, legumes, verduras e carnes magras.

Suar é sinônimo de perder peso?

MITO. O suor não tem nenhuma ligação com a queima de gordura, pois só se perde água e sais minerais. “É um grande erro pensar que diminuindo a quantidade de água corporal a pessoa possa estar emagrecendo”, diz Mário Pozzi. Quando se fala que uma pessoa perdeu, por exemplo, 3kg durante uma competição, na verdade, o que eliminou foi meramente água e sais minerais, sendo resultado até de uma falta de suplementos durante a prova. A simples ingestão de água depois já faz o peso voltar ao normal.

Saiba mais:

Laranja: saiba usar a fruta a favor da perda de peso

Como emagrecer comendo de tudo

Trocas saudáveis e baratas para você não gastar com a dieta

Consultoria Antônio Minuzzi, endocrinologista; Mário Pozzi, educador físico

Advertisement

Estilo de vida

É possível preparar deliciosas vitaminas sem a presença da lactose: para isso, aposte nos leites vegetais, como o de soja, como e amêndoas

Estilo de vida

Tendinite, bursite, fibromialgia e artrite costumam causar, além de incômodos intensos, muitas dúvidas. A seguir, confira 5 respostas sobre reumatismo.

Estilo de vida

Algumas pessoas têm o desejo de ver os ponteiros da balança subirem, mas não conseguem. Se esse é seu caso, veja 5 dicas para engordar com saúde!

Estilo de vida

Você anda muito estressado? Ou não está sabendo lidar com a ansiedade? Confira algumas técnicas de autocontrole que vão te auxiliar com esses problemas.

Estilo de vida

Para controlar problemas emocionais, mudar a alimentação pode ser o primeiro passo. Pois, aquilo que você come pode influenciar a forma como você se sente.

Estilo de vida

As proteínas auxiliam na formação e manutenção de massa magra. Conheça alguns alimentos recomendados para deixar sua silhueta mais enxuta e saudável!

Estilo de vida

A tapioca no lugar do pão francês é só um exemplo de uma troca saudável. Existem muitas outras que podem ser feitas. Confira outras dicas!

Estilo de vida

Os mistérios do cérebro são imensos. É preciso muito estudo para entender seu funcionamento. Por exemplo, o porquê dos sonhos.