Efeito sanfona: saiba por que ele acontece e aprenda a superar esse mal!

Emagrecer e engordar com frequência pode ser prejudicial para sua saúde. Fique atenta aos sinais do efeito sanfona e evite esse pesadelo!

- Foto: Shutterstock.com

Comum em pessoas que seguem dietas sem acompanhamento de um profissional ou que não fazem exercícios regularmente, o efeito sanfona é um verdadeiro desastre da dieta! Para que a síndrome de emagrecer e engordar não aconteça com frequência, é preciso tomar alguns cuidados, como explica a endocrinologista Sílvia Bretz. Confira:

Como superar o efeito sanfona?

É sempre recomendado manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente para o nosso organismo se acostumar com a nova rotina, e ainda, ser persistente! A endocrinologista explica que é comum o paciente ficar confortável com o peso e exagerar nas refeições, ganhando os quilinhos extras novamente. Portanto, é preciso tomar medidas preventivas quando estamos mais ‘fortes’, como ficar longe de alimentos gordurosos e doces, além de ingerir bastante água, manter uma alimentação rica em fibras e mastigar mais, para comer menos, já que o nosso organismo demora alguns minutos para receber a mensagem cerebral de que está sendo alimentado.

Efeito sanfona, como evitar

Foto: Shutterstock.com

Por que ele acontece?

“Quando a pessoa entra nesse sistema de engorda e emagrece, fica cada vez mais difícil emagrecer, pois o corpo é dotado de uma memória celular”, explica a profissional. Ou seja, quando uma pessoa faz uma dieta que fique mais tempo em jejum que o habitual, fazendo com que seu organismo receba menos alimentos, o corpo irá baixar o metabolismo gerando um verdadeiro  efeito gangorra! Esse descontrole também deixa o organismo mais propenso à hipertensão arterial, alterações da glicose, podendo levar ao diabetes e ao aumento das gorduras no sangue, como colesterol, proporcionando maior risco de infarto e doenças cardíacas. O organismo também fica mais propenso a acidentes vasculares cerebrais, além de propiciar a queda de cabelos por falta de uma série de vitaminas e sais minerais.

Mais dicas

Confira outras maneiras de ficar longe do efeito sanfona!

• Evite ficar muito tempo com o estômago vazio, pois isso fará com que você sinta vontade de ingerir qualquer alimento e fazer com que você saia da dieta;
Coma sem pressa! O nosso organismo leva até 20 minutos para se sentir saciado.
• Cuidado com os falsos emagrecedores. Incluir saladas no cardápio é essencial para quem quer fazer as pazes com a balança de uma vez. Porém, essas fibras saciam momentaneamente e a fome volta a aparecer em pouco tempo. Fique de olho!
Evite a ansiedade comum durante a dieta. Os chás de camomila e erva-doce, além de pouco calóricos, acabam com este mal que pode ser prejudicial ao regime. Uma outra dica é investir nos exercícios físicos, que auxiliam na manutenção do peso ideal e ainda melhoram a mente!

 Consultoria: Sílvia Bretz, endocrinologista do Rio de Janeiro, silviabretz@gmail.com 

LEIA TAMBÉM

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência