Tire cinco dúvidas sobre o consumo de vitaminas

Conheça cinco mitos e verdades a respeito das vitaminas e passe a consumi-las, todos os dias, da melhor maneira para você!

None
As vitaminas podem ser consumidas na forma de alimentos ou de suplementos. Foto:Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/02/2017 às 13:07
Atualizado às 13:31

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

É correto utilizar suplementos para prevenir doenças? Tire essa e outras dúvidas sobre o consumo de vitaminas com a nutricionista Paula Castilho, que desvenda a seguir mitos sobre esse nutriente e dá seu veredito à respeito das crenças mais comuns!

prato de salada

As vitaminas podem ser consumidas na forma de alimentos ou de suplementos. Foto: Shutterstock

Vitamina só tem efeito no organismo se consumida naturalmente, por meio da alimentação?

“As vitaminas podem ser adquiridas com um cardápio diário saudável e variado, mas os suplementos em cápsulas são tão eficientes quanto isso”, defende a especialista. Mas nada de trocar frutas e legumes pelos itens de farmácia, pois os alimentos naturais possuem mais substâncias antioxidantes, além de agregarem outros nutrientes ao organismo.

Vitaminas reduzem o colesterol e podem prevenir câncer?

“As vitaminas são antioxidantes, ou seja, ajudam contra os efeitos dos radicais livres, isso significa que diminuem os estragos que eles fazem no organismo, que vão desde o envelhecimento precoce até o surgimento de doenças degenerativas, como o câncer e os males cardiovasculares”, explica a especialista.

cancer

As vitaminas ajudam a proteger o organismo de diversos tipos de câncer. Foto: Shutterstock

É bom consumi-los mesmo sem recomendação médica, para que as vitaminas sejam estocadas pelo organismo?

“Nunca se deve suplementar sem saber realmente qual é a necessidade. Só uma avaliação mé- dica, por exame bioquímico, é capaz de determinar quais vitaminas estão faltando à pessoa e quanto deve ser completado com suplementos”, alerta. A vitamina A, por exemplo, é precursora de crescimento celular. Por isso, se ingerida em excesso, pode ser um ponto negativo para quem tem câncer, já que aumenta as chances de células tumorais crescerem.

Em geral, as vitaminas se concentram nas cascas dos alimentos?

Existem dois tipos de vitaminas: as hidrossolúveis, que se concentram nas cascas dos vegetais, e as lipossolúveis. As primeiras têm afinidade com água e as últimas, com gordura. Cada uma se concentra e tem objetivos diferentes.

Ao cozinhar verduras e legumes, perdem-se as vitaminas dos alimentos?

Os nutrientes se perdem facilmente em contato com a água, por isso a melhor maneira de preservá-los é consumir os alimentos in natura ou cozidos no vapor.

Consultoria: Paula Castilho, nutricionista

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.