Dor na coluna em cães é comum e tem tratamento

Saiba um pouco mais sobre o que há por trás da dor na coluna do seu cãozinho e confira os tratamentos adequados para esse tipo de situação

None
AAT001-P001-278869-1-m-iStock.com_e_Getty_Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/08/2017 às 19:04
Atualizado às 13:43

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Dor na coluna em cães é um sintoma muito comum, tanto em animais jovens, como nos idosos. “A queda brusca de temperatura, problemas nas articulações ou artroses, obesidade e excesso de atividade física também podem desencadear crises nos animais domésticos”, explica o médico veterinário do Hospital Veterinário da Anhanguera, Felipe Truisi Neto. Algumas raças tem mais predisposição ao problema, como teckel, basset hound e beagle.

Muitas vezes o cachorro convive com essas lesões na coluna durante um tempo antes de demonstrar sintomas. “Eles ficam mais prostrados, apáticos, param de comer e costumam apresentar algumas limitações de movimentos, como evitar subir no sofá ou na cama. A maioria das lesões são irreversíveis, pois quando identificadas já estão avançadas”, explica Felipe.

O diagnóstico é feito no exame clínico do médico veterinário e com exames como radiografia, tomografia ou ressonância magnética, dependendo do caso. “O tratamento dependerá do que for constatado. Caso seja uma degeneração da hérnia de disco, anti-inflamatórios, analgésicos e repouso são indicados. Para os casos mais crônicos, é recomendado fisioterapia e acupuntura, associado com outras medicações. Se for um processo infeccioso, por exemplo, deve se tratar a infecção, associando o tratamento anteriormente descrito. A cirurgia só é indicada quando o animal perde já alguns parâmetros fisiológicos que são checados no exame físico, de acordo com o nível de dor”, relata o médico veterinário.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.